sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Atividades para colorir







































Paulo e o poder de Deus

Versículo para Memorizar: “Enviou a sua palavra e nos sarou”. Salmo 107:20
Leitura Bíblica: Atos26:1-10

Quando os homens do navio chegaram à praia, começaram a investigar em volta e descobriram que estavam numa ilha chamada Malta.
As pessoas que vivivam na ilha deram as boas vindas e providenciaram fogo para os viajantes cansados.
Paulo queria ajudar a manter o fogo aceso. Então foi recolher lenha e conseguiu uma boa quantidade de madeira. Paulo sentia o calor do fogo enquanto colocava mais lenha na fogo. Mas algo também sentiu o calor do fogo e não gostou: era uma cobra venenosa. Paulo lançou a madeira no fogo, a cobra saltou e cravou as pesas na mão de Paulo.
Paulo não se enfureceu. Ele acreditava em Deus. Sabia que Deus tem poder para curar. Ele tinha fé no poder de Deus.
Paulo simplesmente lançou a cobra no fogo e continuou alimentando o fogo com a lenha. Nem se quer ficou doente.
As pessoas observavam Paulo, pois sabiam que quando uma cobra daquelas mordia uma pessoa, ,o corpo da pessoa inchava na hora ou então morria, mas nada aconteceu a Paulo porque ele simplesmente confiou no único Deus Verdadeiro.
O governador da ilha de Malta se chamava Públio.
Paulo soube que o pai de Públio estava com muita febre e uma terrível enfermidade. Paulo foi visita-lo. Ele sabia que Deus tinha poder para curar. Paulo colocou as mãos sobre a cabeça do pai de Públio e orou e imediatamente ele foi curado.
As pessoas da ilha se admiravam. Isso era um milagre! Nenhum de seus deuses falsos podiam curar as pessoas. A notícia se espalhou, os enfermos vinham de toda a ilha para ver Paulo. Paulo se alegrou de orar por eles, pois Deus curava os enfermos.
Quando chegou a hora de zarpar de Malta, as pessoas da ilha deram aos viajantes coisas necessárias para a viagem.


Sugestão de Atividade:

Dê as crianças cola, tesoura, revistas, catálogos. Diga que procurem fotos ou desenhos de pessoas correndo, saltando, escovando os dentes, comendo coisas saudáveis, praticando algum esporte ou dormindo. As crianças devem recortar e fazer uma montagem pregando-as numa folha de papel grande ou numa cartolina. Escreva um título com letras de forma: GRAÇAS A DEUS POR NOSSOS CORPOS SADIO.


Objetivo:

 Que as crianças saibam que Deus curou e cura hoje.


terça-feira, 22 de setembro de 2009

Deus falou a Samuel

Versículo para Memorizar: “Fala pois o teu servo ouve”. I Samuel 3:10
Leitura Bíblica: I Samuel 1:1-28; 2:18-26; 3:1-10

Ana estava muito triste, então seu marido Elcana chamou-a para que fossem juntos orar a Deus no templo. No templo Ana orava tão baixo que ninguém ouvia sua voz, só via seus lábios se mover. Ana pedia a Deus um filho e fez uma promessa a Deus que seu filho iria servir a Deus toda a sua vida.
Elcana, que estava sentado perto de Ana disse:
- Vai-te em paz pois Deus responderá a sua oração.
Pouco tempo depois, Deus respondeu a sua oração dando-lhe um filho. Ela e seu esposo colocaram o nome de Samuel.
Ana amava muito o seu filho, mas sempre se lembrava da promessa que fizera a Deus antes do nascimento de Samuel.
Portanto, um dia, quando Samuel era pequeno, Ana disse:
- Vamos levar Samuel à casa de Deus para que ele viva com Eli, o sacerdote.
Levaram Samuel para ser ajudante de Eli. Ana e Elcana voltaram para casa. Depois tiveram mais três filhos e duas filhas. Deus Abençoou Ana por ter cumprido a sua promessa.
Certa noite, depois que todos haviam deitado, Samuel ouviu de repente uma voz que o chamava. Samuel se levantou e correu para Eli.
- Aqui estou. – disse Samuel.
- Eu não te chamei, Samuel. Volta para cama. – dizia Eli.
Isso se repetiu por três vezes até que na ultima vez Eli percebeu que era Deus que queria falar com Samuel. Então disse Eli a Samuel:
- Se a voz voltar a te chamar, diga: “Fala, pois teu servo ouve”.
E outra vez Samuel voltou para cama. Pouco depois voltou a ouvir a voz que o chamava.
- Samuel, Samuel.
Desta vez Samuel respondeu:
- Fala, pois teu servo ouve.
Então Deus disse a Samuel o que queria que ele soubesse. Era uma mensagem especial para Eli e seus filhos.



Sugestão de Atividade:

Necessitará de cartolina, lápis, marcadores, cola, tesoura sem ponta e retalhos de tecido.
Dê um pedaço de cartolina a cada criança. Elas devem desenhar e colorir a túnica de Samuel. Se desejarem, podem adorna-la com pedaços de tecido. Enquanto as crianças trabalham, lembre-as que a mãe de Samuel lhe trazia uma túnica nova todos os anos.



Objetivo:

Que a criança aprenda:
 Que Deus falou ao jovem Samuel;
 A ouvir a voz de Deus;


Atividades sobre o Profeta Samuel












Naufrágio em alto mar

Versículo para Memorizar: “Minhas palavras não hão de passar”. Lucas 21:33
Leitura Bíblica: Atos27:21-44

Mesmo depois que o anjo falou a Paulo, a tempestade continuou. Mesmo a tempestade continuando, pelo continuava com paz interior pois sabia que Deus o amava e tinha prometido cuidar dele. Ele confiava em Deus.
Certo dia, depois de vários de tempestade, os marinheiros perceberam que estavam perto da terra. Logo eles jogaram as pesadas âncoras da parte de trás do navio. Mas os marinheiros tinham um plano. Eles sabiam que os botes salva-vidas não eram suficientes para salvar todos pois haviam duzentas e setenta e seis pessoas. Então eles fingiram estar jogando mais âncoras na água, mas eram os botes salva-vidas. Mas Paulo sabia que os marinheiros tentavam fugir. Então disse ao centurião.
- Se esses homens não permanecerem no navio, vocês não poderão salvarem-se.
O centurião acreditou em Paulo e ordenou aos soldados que cortassem as cordas e o plano dos marinheiros resultou em nada.
Então Paulo falou as pessoas do navio:
- Já fazem duas semanas que vocês estão preocupados e que não comeram nada. Por favor, comam agora. Vocês vão necessitar de força para nadar.
Em seguida, Paulo pegou um pouco do alimento, deu graças a Deus e comeu. As pessoas vendo Paulo comer, se sentiram melhor e começaram a comer. Pouco tempo depois, o Sol surgiu e puderam ver uma ilha. Então os marinheiros cortaram as âncoras, levantaram as velas e se dirigiram para a praia. Mas antes de chegarem a praia, o navio encalhou e começou a se partir em pedaços.
Os soldados sabiam que tinham que fazer alguma coisa para que os prisioneiros não fugissem. Então decidiram matar todos, mas Julio, o centurião comandante, queia poupar a vida de Paulo. Então disse aos soldados para não executar o seu plano. Ordenou que todos que soubessem nadar se atirassem no mas e nadassem para terra. E os outros, que se agarrassem em pedaços do navio. Deus cumpriu a sua promessa. Todas as 276 pessoas que estavam a bordo chegaram à terra.




Sugestão de Atividade:

Quadro Mural de desenhor: cole embaixo de cada cadeira, papeis com o nome de um artigo. Exemplo: águas turbulentas, nuvens escuras, rochas, raios, uma costa de areia e um navio.
Dê aos alunos lápis e folhas de papel. Diga-lhes que façam o desenho escrito. Quando terminarem os desenhos, podem recorta-los. Numa cartolina grande, pregue o desenho das crianças formando a paisagem de uma tempestade.



Objetivo:

 Saiba que Deus sempre cumpre as Suas promessas.