quarta-feira, 23 de junho de 2010

Estudo: Ensinando os livros da Bíblia as Crianças.

Capítulo 03


Introdução a História

Você Lembra?


Os livros da bíblia estão divididos em duas seções. Quais são elas?(O Antigo e o Novo Testamentos).No Antigo Testamento,os livros se acham novamente divididos.Os cinco primeiros livros da Bíblia – O Pentateuco – tinham outro nome.Você lembra?(a Lei de Moisés) Vamos procurar o Índice em nossa Bíblia e ler novamente os nomes dos livros. Você sabe repeti-los sem olhar?(Deixe que os alunos tentem).

A seguir temos os livros de História. São doze, vamos ler os nomes no Índice. (Leia de Josué até Ester).Esses livros nos contam a história do povo escolhido de Deus,os israelitas.Eles contêm várias histórias interessantes.



Josué


Em Deuteronômio, os israelitas estavam quase entrando na Terra Prometida quando Moisés morre. Em Josué, lemos sobre o novo líder escolhido por Deus. Vamos procurar Josué e ler os dois primeiros versículos. (Leia em voz alta). Quem é esse novo líder?(Josué). Este livro nos conta histórias impressionantes de como Deus ajudou os israelitas a conquistarem os povos de Canaã. Na conquista de Jericó, Deus mandou os israelitas andarem em volta da cidade, tocarem as trombetas e gritarem. Depois disso,os muros caíram.Em cada batalha os israelitas aprenderam que,quando obedeciam à Deus,eram vencedores,mas quando desobedeciam,perdiam.Que lição importante!Pouco antes de morrer, Josué desafiou o povo de Deus a temer o Senhor e servi-Lo (24:14).Qual a decisão do povo?


Juízes e Rute


Aprendemos sobre a decisão deles no livro seguinte, Juízes. Depois de terem se fixado em suas novas casas na Terra Prometida, o povo de Israel se esqueceu de Deus e de tudo o que fizera a favor deles. Pecaram contra Ele,adorando outros deuses.Deus então os castigou,permitindo que fossem entregues nas mãos de nações inimigas.O Senhor levantou então Juízes que os confrontaram com seus pecados e os fizeram lembrar da Palavra de Deus.Finalmente,o povo confessou o seu pecado e voltou para Deus.Deus os amava tanto que lhes concedeu o perdão.Isto aconteceu várias vezes.Temos um Deus PACIENTE!

Alguns dos juízes sobre os quais podemos ler são: Débora, Gideão e Sansão. Você é capaz de encontrar esses nomes no Livro de Juízes?(Faça as crianças procurarem em Juízes 4:4;6:11;13:24).O final do livro relata a triste situação da nação de Israel.Veja Juízes 21:25.O que a passagem diz sobre o povo?

Apesar de tudo que Deus fizera por eles, continuaram seguindo o seu próprio caminho.

Durante os dias negros de juízes, o livro de Rute é um raio de luz. Ele conta o amor de Rute por sua sogra.Fala sobre como Rute arranjou um novo marido chamado Boaz.Mas,acima de tudo,o livro de Rute nos faz lembrar do amor de Deus por nós.Boaz resgatou Rute e cuidou dela.Nosso Salvador Jesus Cristo mostra o seu amor de maneira ainda mais grandiosa,salvando-nos e cuidando de nós.


1 Samuel – 2 Crônicas


Nos livros de 1 e 2 Samuel,1 e 2 Reis e 1 e 2 Crônicas, os juízes não estão mais guiando Israel e sim reis.Deus escolheu Saul como primeiro rei,mas Saul O desobedeceu.Podemos ler sobre Saul em 1Samuel 9:2.(Deixe as crianças procurarem e lerem).Quando Saul desobedeceu,Deus escolheu outro rei.Seu nome era Davi.

Davi fora um pastor quando menino, ele amava muito à Deus.Davi era também muito corajoso e matou um gigante chamado Golias.Veja 1Samuel 17:4.Está vendo o nome de Golias?Durante aqueles dias difíceis, Davi aprendeu a depender cada vez mais de Deus. Deus o protegeu de Saul e quando este morreu, Deus deu o reino à Davi.Davi foi um bom rei,embora não fosse perfeito.Ninguém é perfeito!(Romanos 3:23).Apesar de Davi ter pecado,Deus o chamou de “homem segundo o meu coração”(Atos 13:22).Depois da morte de Davi,seu filho Salomão,tornou-se rei,Salomão construiu um lindo templo para o povo adorar à Deus.Vamos procurar 2Crônicas 3:1.Lemos aqui a descrição do templo.Era um lugar magnífico,mas em breve o povo começou a negligenciar a adoração à Deus.A nação dividiu-se: o reino do norte foi chamado Israel e o do sul Judá.Muitos reis governaram depois de Salomão.Alguns foram bons,mas outros perversos e desviaram o povo de Deus.Finalmente,tanto Israel quanto Judá,foram conquistados.O povo de Deus foi levado como escravo para outras nações.E o lindo templo de Deus acabou destruído.

Durante esta época, Deus usou os reis para governar o povo, mas Ele falava aos reis e às nações por meio de pessoas especiais chamadas profetas. Profeta é alguém que ouve a mensagem de Deus e a transmite ao povo. A Bíblia inteira ainda não fora escrita, de modo que o povo não podia lê-las como nós. Eles tinham que ouvir a mensagem de Deus dita por esses profetas. Um dos profetas era Samuel. Deus usou Samuel para ungir Saul e Davi como reis. Veja os nomes desses livros de novo. Onde você acha que podemos ler sobre Samuel nos livros de história?(Isso mesmo - em 1e2 Samuel). Os profetas usavam frases como “Assim diz o Senhor Deus” (2 Samuel 12:7) quando falavam por Deus.Um profeta chamado Natã usou essa frase quando confrontou o rei Davi com o seu pecado.Davi ouviu a mensagem de Deus e pediu perdão por ter pecado.Os profetas tinham de ser muito corajosos,pois a mensagem de Deus nem sempre era bem vinda.O profeta Elias quase foi morto por ter entregue a mensagem de Deus ao perverso Acabe.Encontramos essa história 1Reis 17.



Esdras, Neemias e Ester.



O livro de Esdras foi escrito muito mais tarde, cerca de 80 anos depois dos israelitas voltarem do cativeiro na Babilônia. O templo, construído logo depois do seu retorno, já estava decadente. Esdras registrou como o templo havia construído (Ed 1-6), e depois desafiou o povo a adorar adequadamente a Deus (cap. 7-10). Em Neemias, aprendemos sobre a preocupação de Neemias para reconstruir os muros de Jerusalém. Ester era uma órfã judia que começou como escrava cativa e se tornou rainha da Pérsia. Deus usou Ester para impedir que seu povo fosse morto.

Em todos os livros de história, vemos Deus operando na vida das pessoas. Deus nunca muda (Malaquias 3:6).O que O agradou nessas histórias,vai agradá-lo hoje.Se você e eu quisermos agradar a Deus,precisamos ler e lembrar dessas lições da história de Israel (1 Coríntios 10:11).

PROFESSOR (A): Coloque em cartões separados os nomes dos livros aprendidos até agora. Misture os cartões numa pilha com os nomes para cima, a fim de que as crianças possam lê-los. Estimule os alunos a usarem o Índice. Peça a um de cada vez que ponha os cartões em ordem (A primeira criança encontra Gênesis e o coloca no chão, prende com fita colante na parede, ou num quadro de boletins. A segunda acha Êxodo e coloca depois de Gênesis, e assim por diante. Faça isto várias vezes, usando o Índice; depois guarde as Bíblias e tente ordenar os livros de memórias. Encoraje cada criança a falar um pouco sobre o seu livro).

Bibliografia: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças- elaborada pela APEC/ Editora Hagnos

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Estudo: Ensinando os livros da Bíblia as Crianças.

Capítulo 02


Introdução ao Pentateuco

“Significado de “Pentateuco”

Os cinco primeiros livros de nossa Bíblia foram escritos por Moisés. O nome grego para esta seção é Pentateuco, que significa cinco volumes. Nós, geralmente, os chamamos de “Livros de Moisés, Livros da Lei,algumas vezes ,apenas de a Lei”.Estes Livros são:Gênesis,Êxodo,Levítico,Números e Deuteronômio.(Peça para as crianças procurarem o Índice na Bíblia e lerem os nomes dos cinco primeiros Livros com você,várias vezes.A seguir,peça que usem novamente o Índice e procurem cada Livro,enquanto você fala sobre ele).


GÊNESIS

Vamos procurar o primeiro livro de Gênesis.Gênesis significa “começos” – tudo começou aqui!(Espere até que todos tenham encontrado o livro).Gênesis nos fala sobre a criação do mundo.Vejam Gênesis 1:1.
Quem a Bíblia diz que criou os céus e a terra?Isso mesmo,DEUS.Gênesis é um livro”primeiros”.Ele nos fala do primeiro homem e primeira mulher(1:27),e do primeiro pecado(3:6).Em Gênesis também encontramos o primeiro lugar onde podemos ler a promessa de Deus de enviar o Salvador,que nos oferecesse o perdão do nosso pecado(3:15).Neste livro aprendemos também sobre o primeiro crime(4:8),e o primeiro e único dilúvio mundial(caps 7 e 8).
O livro de Gênesis conta sobre a escolha do povo especial de Deus,os israelitas.Por meio desta nação,Deus prometeu abençoar o mundo inteiro(12:1-3).Esta benção veio quando o Senhor Jesus nasceu numa família judia.Em Gênesis encontramos os primeiros israelitas.Abrão(Abraão)(12:1),Isaque(21:3),Jacó(25:26).Para praticar mais,deixe as crianças procurarem alguns desses nomes nos versículos indicados.
No final de Gênesis, o povo de Deus está vivendo sob os cuidados do Faraó do Egito.


ÊXODO

Vamos usar agora o Índice para encontrar Êxodo,que quer dizer”saída”.Em Êxodo encontramos a história de Moisés(Deixe as crianças procurarem o nome dele em Êxodo 2:1).
No início deste livro o povo de Deus se acha ainda no Egito,mas agora o novo rei fez deles escravos.Êxodo descreve as pragas que Deus enviou ao Egito para convencer ao Faraó a deixar seu povo sair.Lemos neste livro como Deus guiou os israelitas no deserto a caminho da TERRA PROMETIDA.Quando eles se detiveram no Monte Sinai,Deus chamou Moisés para se encontrar com Ele na montanha e lhe deu os “DEZ MANDAMENTOS”.Vamos ver se podemos encontrá-los em Êxodo20:1-17.As instruções de Deus para a construção do tabernáculo estão também aqui no livro de Êxodo(25:8-9).O tabernáculo era uma tenda especial onde ficava a arca de Deus e onde o povo se reunia para adorar.Ele ajudava lembrar os israelitas que Deus estava sempre com eles,pois o tabernáculo devia ser levantado onde quer que o povo acampasse.A arca,no tabernáculo,era o centro de adoração.


LEVÍTICO

Você consegue encontrar o livro de Levítico?Neste livro,Deus ensinou ao povo como queria que eles o adorassem .Os capítulos 1 a 7 estabelecem a maneira exata como as ofertas deveriam ser feitas.Os sacrifícios de animais descritos aqui são uma figura do sacrifício de Jesus na cruz por nós (João 1:29;Efésios 5:2;1Pedro 1:18,19).A seguir,aprendemos sobre Arão o primeiro sumo sacerdote,e seus filhos,que também serviram como sacerdotes(caps 8e9).Hoje vamos diretamente a Deus por meio do Senhor Jesus,nosso Grande Sumo Sacerdote(1Timóteo2:5,Hebreu 4:14).Os capítulos 10 a 22 registraram leis especiais que os sacerdotes e o povo deviam seguir.Deus deu também aos israelitas sete festas ou feriados,assim como outros dias especiais para celebrar enquanto o adoravam(caps 23 a 25).Até mesmo esses dias especiais são figuras de certas partes do plano maravilhoso de Deus para nos salvar do pecado(por exemplo,veja 1Corintios 5:7).


NÚMEROS

Procurem agora números. Este livro começa e termina com o censo ou contagem do povo de Israel. Este livro contém, no entanto, mais do que apenas números. Encontramos também a história do povo de Deus enquanto viajava em direção à Terra Prometida. Josué é apresentado aqui como um dos doze espiões enviados à Canaã (13:16).Que pena que os israelitas não confiaram em Deus o suficiente para obedecer-Lhe e entrar na Terra Prometida.Por terem desobedecido,eles tiveram de passar quarenta anos peregrinando pelo deserto (14:33).


DEUTERONÔMIO

Vamos procurar por último o livro de Deuteronômio (Anime as crianças a usarem o Índice).Deuteronômio significa”Segunda LEI”.A maioria do povo que seguira Moisés na saída do Egito tinha morrido no deserto,e por isso Deus fez uma recapitulação da história de Israel para os restantes.Então,pela segunda vez,Deus deu Seus Mandamentos a Israel.Podemos lê-los novamente a partir de Deuteronômio 5:6.(Procure e leia os dez mandamentos outra vez).Por meio de Moisés,Deus ensina o povo como deve viver na Terra Prometida.Veja Deuteronômio 11:26.(LEIA).Deus está advertindo os israelitas do que vai acontecer se desobedecerem a Ele,e prometendo abençoá-los se cumprirem as Suas Leis.



LIVROS IMPORTANTES

Gênesis,Êxodo,Levítico,Números e Deuteronômio.Esses cinco livros são importantes para nós.Eles nos ensinam sobre as leis de Deus.Quebrara lei de Deus é pecado.Nos cinco primeiros livros,Deus nos mostra que só pelo derramamento de sangue nossos pecados podem ser perdoados(Levítico17:11).Embora os israelitas tivessem de fazer repetidamente sacrifícios de animais,Deus prometeu que um dia Ele enviaria um Salvador que derramaria uma única vez o seu sangue para nos salvar do pecado(Gênesis3:15).Esse Salvador é o Senhor Jesus Cristo(Hebreus 9:12,27,28;1Pedro3:18).



PROFESSOR (A): Ajude os alunos a lembrarem os nomes e a ordem desses cinco primeiros livros. Divida a classe em duas equipes.O primeiro membro da equipe 1 diz “Gênesis”.O primeiro membro da equipe 2 diz “Êxodo”.O segundo membro da equipe 1 deve dizer “Levítico”,etc.,até que os cinco livros sejam citados.Quando um aluno não souber peça que ele sente e dê a equipe oposta a oportunidade de responder.Ligue um cronômetro para tocar dentro de 3 minutos,dependendo do tamanho do seu grupo.A fim de manter o jogo dinâmico,cada jogador deve citar o livro seguinte antes que você conte até 3 lentamente.Depois Deuteronômio,volte a Gênesis e repita até que o cronômetro dê o alarme.A equipe com o maior número de membros em pé nesse momento é a vencedora.Este exercício pode ser repetido acrescentando mais nomes de livros,à medida que forem aprendidos.


Bibliografia: Bíblia de Recursos para o Ministério com criança – Editora Hagnos- APEC

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Estudo: Ensinando os livros da Bíblia as Crianças.

Capítulo 01


Introdução a Bíblia

Um livro Especial

Tenho nas mãos um livro muito especial. Ele é composto na verdade de 66 livros separados e combinados em um. Chamamos os 66 livros de Bíblia Sagrada.
Bíblia significa “O livro”. Outro nome para este livro é “Sagrada Escrituras” ou apenas “Escrituras” (Escritura quer dizer escrita). Este livro é chamado Sagrado por ter sido dado por Deus, e Deus é Santo, ou sem pecado. Este livro é uma mensagem de Deus para nós, e por isso outro nome para ele é Palavra de Deus. Esses são três nomes diferentes para o mesmo livro. Vocês conseguem se lembrar dos três? (Bíblia Sagrada, Sagradas Escrituras e Palavra de Deus.)
Como a Bíblia chegou até nós? Deus nos diz que toda Escritura - a Bíblia inteira – foi “inspirada por Deus” (2 Timóteo 3:16 ). Isto torna este livro diferente de qualquer outro no mundo. Outros livros contem os pensamentos e idéias de pessoas, mas embora Deus tivesse usado homens para escrever os 66 livros da Bíblia, as palavras que escreveram não eram deles, eram pensamentos e idéias de Deus. O Espírito Santo de Deus guiou cada homem em tudo que ele escreveu (2 Pedro 1:20;21) este é o Livro de Deus , nada neste livro tem origem nos homens.
Podemos confiar na Palavra de Deus, tudo nela é verdadeiro (Salmo 119:160, João17: 17), tudo nela será sempre verdade. A Palavra de Deus nunca muda, e durará para sempre (Isaías 40:8, Mateus 24:35), vocês podem sempre confiar na Palavra de Deus.
Deus usou 40 pessoas diferentes para escrever a Bíblia. Estas 40 pessoas não viveram todas ao mesmo tempo, foram necessários 1.600 anos para que a Bíblia inteira pudesse ser terminada. Mas pelo fato do Espírito Santo ter guiado cada escritor, por isso as coisas escritas no primeiro ano, concordaram perfeitamente com as escritas no ultimo ano.


Antigo e Novo Testamento

Os 66 livros da Bíblia foram divididos em duas partes. A primeira é chamada de Antigo Testamento. Ela contém todos os livros escritos antes da vinda do Senhor Jesus ao mundo. Vocês vão encontrar o Antigo Testamento no começo de sua Bíblia, ele contém 39 dos 66 livros. O primeiro livro do Antigo Testamento é Gênesis (encontrem Gênesis 1:1 e marquem o lugar em que está). O ultimo livro é Malaquias (encontrem Malaquias 4:6). Mostre a grossura de Gênesis a Malaquias na sua Bíblia, vejam que grande parte da Bíblia está no Antigo Testamento.
Os últimos 27 livros são chamados de Novo Testamento. O Novo Testamento começa com o livro de Mateus e vai até o livro de Apocalipse (mostre esta parte). Estes livros contam sobre a vinda do Senhor Jesus ao mundo e o que aconteceu depois disso e o ultimo livro do Novo Testamento nos diz o que acontecerá no fim dos tempos.


Encontrando o seu lugar

Peguem agora a sua Bíblia e vejam a página logo no começo chamada Índice (ajude as crianças a encontrarem a página). O seu índice esta dividido em Antigo Testamento e Novo Testamento. Vamos ler junto o índice dos livros do Antigo Testamento? Agora vamos ler do Novo Testamento?
Vocês podem achar facilmente qualquer livro da Bíblia se souberem como usar o índice. Conforme forem usando a Bíblia, em breve aprenderão a encontrar os livros sem olhar no índice. Mesmo agora vocês podem encontrar alguns livros sem verificar a lista, o primeiro livro da lista é Gênesis, vocês são capazes de encontrá-lo? O último é Apocalipse, esse é fácil de achar.
O livro de Salmo é outro que vocês podem descobrir sem olhar no índice, fechem a Bíblia e depois abram bem no meio, acharam? Se não acharam, fechem a Bíblia e tente novamente.
A seguir, vamos ao livro de Mateus, é o primeiro do Novo Testamento. Procurem novamente o livro de Salmos, segure as paginas de Salmos até Apocalipse, agora abram exatamente no meio dessa seção e vão achar Mateus. Se não der certo da primeira vez, tente de novo! Acharam? Muito bem!


Vocês sabem o endereço?


Cada livro da Bíblia está dividido em capítulos e versículos. Cada capítulo e versículo são numerados. Vamos examinar o livro de Mateus, lembram- se de como encontrá-lo? (deixe que as crianças achem o livro.), vejam a segunda pagina de Mateus, estão vendo uns números grandes nessa pagina? Os números maiores são os do capítulo. Algumas vezes o primeiro capitulo não é numerado. A sua pagina tem um numero 1 bem grande? Todos devem ter um 2 bem grande! Enxergaram? Muito bem?
Os números menores são os versículos, quantos versículos há no capitulo 1? Está certo 25! Quantos no capitulo 2?(23). Podemos encontrar qualquer versículo da Bíblia se souberem o nome do livro, o número do capitulo e o número de versículo. O lugar exato na Bíblia em que um versículo se encontra é chamado de endereço ou referência. Vejam como se escreve: Escreva Mateus 25:4, vocês conseguem encontrar este versículo? (deixe as crianças começarem a busca enquanto você explica outra vez) Primeiro ache o livro de Mateus , depois o capitulo, procurando o 25 em tamanho grande e a seguir achem o versículo procuram o numero 4 pequenininho.Encontraram?
A Bíblia é uma mensagem muito especial de Deus para vocês, e vão encontra nela tudo que precisa para aprender, como podem conhecer e agradar a Deus, dar se bem com as pessoas, ser felizes e ter sucesso na vida. Se tudo isso está na Bíblia é necessário aprender a usá-la. Nenhum outro livro no mundo pode fazer isso por vocês.

Vamos praticar mais como descobrir versículos no Antigo e Novo Testamento. Professora coloque as referencias abaixo em cartões, levante um cartão de cada vez e veja quem consegue encontrar primeiro o livro, mas não deixe de elogiar cada criança quando achá-lo. Peça para alguém ler o versículo.
Versículos sugeridos: Gênesis 1:1, Salmos 100:2, Isaías 53:6 Mateus 7:7, João 3:16 e Apocalipse 3:20


Bibliografia: Bíblia de Recursos para o Ministério com criança – Editora Hagnos- APEC

ATENÇÃO TIAS DA ESCOLINHA BIBLICA

Vamos iniciar um estudo chamado "Ensinando os livros da Bíblia ás Crianças" , são 11 capitulos.
Este estudo já sendo aplicado na escolinha da nossa igreja e ja esta dando um ótimo resultado.



Integrando a Palavra de Deus na vida Familiar

Esse estudo pode ser usado para orientar aos pais sobre a vida espíritual da criança e da familia


Deuteronômio 6:5-9
Um dos maiores tesouros que Deus confia a qualquer homem ou mulher é um filho. Ninguém pode substituir um dos pais na vida da criança. O que você está fazendo para ajudar seu filho a conhecer a Deus e Sua Palavra?

Relacione a Palavra de Deus às Atividades Diárias de Sua Família

Se os pais crentes estiverem atentos, verão que as oportunidades de ensinar as verdades de Deus aos filhos na vida diária são inúmeras. Em Deuteronômio, Deus ordena aos pais que incluam a Sua Palavra diariamente em seus pensamentos, palavras e vida, desde a manhã até a noite.
Tente cantar hinos ou corinhos enquanto lava pratos.
Converse sobre as coisas do Senhor enquanto leva as crianças para casa ao saírem da igreja ou da escola.
Quando der um passeio, admire as maravilhas da criação de Deus e louve ao Senhor com seus filhos.
Deixe que seus filhos vejam a sua fé em Deus em sua reação aos acontecimentos diários: um amassado no pára-choque, uma crise financeira, uma promoção no emprego, uma doença grave.
Lembre-se: Quando responde às diversas perguntas que as crianças fazem durante o dia,quando conversa com elas sobre os acontecimentos diários,quando mostra como devem se comportar em casa, na escola, ou nas brincadeiras – você está lhes ensinando padrões de pensamento, conversa e ação.Ore para que o seu ensino esteja sempre de acordo com a Palavra de Deus.

Planeje Períodos de Ensino da Bíblia para a Família

Além da instrução informal ao longo do dia, não deixe de separar um tempo definido para o estudo da Palavra de Deus. Se o pai estiver ausente, a mãe pode liderar a família num devocional (Provérbios 1:8). Aqui estão vários pontos essenciais para a adoração familiar:

Escolha um horário apropriado para todos. Quando os filhos forem pequenos, o melhor horário para reunir a família é no geral à noite, antes deles irem dormir. À medida que os filhos crescem, eles têm vários compromissos à noite e a melhor hora seria durante ou depois do café da manhã. Qualquer que seja a hora que você escolher, estabeleça regularmente o devocional familiar e peça a Deus que ajude você a mantê-lo.

O estudo deve ser adequado à idade dos membros da família. Para crianças com menos de quatro anos, passe alguns minutos todos os dias lendo um versículo bíblico ou um pequeno trecho da Escritura, orando e talvez cantando um cântico. À medida que elas forem crescendo, você pode usar uma passagem mais longa e incluir uma ou duas atividades.

Encoraje seus filhos a participar. Adoração não significa o pai pregar um sermão para os filhos durante vinte minutos. A adoração deve ser um tempo apreciado por toda a família. Lembre-se de que as crianças gostam de participar e elas aprendem mais quando fazem isso.

Cante hinos e corinhos. Se a sua família gosta de cantar, você pode incluir um corinho ou dois. As crianças pequenas poderiam dramatizar um corinho,como “Um certo pastorzinho”,ou uma história bíblica,por exemplo,a do Bom Samaritano.Algumas crianças gostam de reger os hinos enquanto a família canta.

Use a Bíblia, escolhendo passagens que as crianças possam entender com facilidade. Existem vários livros de histórias bíblicas e guias devocionais que você pode usar, se quiser. Todavia, esses materiais devem ser apenas complementos. Nada pode substituir a Palavra de Deus. As crianças devem aprender a ouvir o que Deus disse, e não simplesmente o que os outros escreveram sobre Ele.
Tão logo os seus filhos tenham idade suficiente para ler, encoraje-os a ler a Palavra de Deus na adoração familiar. Uma criança pode procurar versículos bíblicos e lê-los para os outros,ou todos podem ler os versículos da Bíblia,um de cada vez.Use esses períodos em família para que seu filhos se familiarizem cada vez mais com as Escrituras.

Prepare seus filhos para enfrentarem as dificuldades. As crianças recebem muitas informações erradas e enfrentam várias influências perversas. Suas experiências diárias com os amigos e os professores acabam criando perguntas e podem também produzir dúvidas. Lembre-se de que o mundo procura lhes dar uma visão da vida diferente daquela do cristianismo bíblico. Podem ouvir ataques contra a Palavra de Deus. Podem aprender que a evolução é um fato. Podem ver cristãos fiéis sendo ridicularizados. É possível que estejam sendo expostos a músicas sensuais ou sendo tentados com drogas. Podem conhecer crianças envolvidas em pornografia ou no ocultismo.
Tome real interesse pelas atividades de seus filhos. Sonde a situação fazendo perguntas amáveis. Depois, preste atenção nas respostas deles. Quando perceber problemas, ajude seus filhos a compreender as questões envolvidas. Use o período de adoração em família para examinarem juntos o que a Bíblia diz em resposta a esses problemas. Mas, tome cuidado para não ceder à tentação de fazer preleções.

Aprenda e recapitule versículos bíblicos. Ao ajudar seus filhos a memorizarem as Escrituras, você está lhes dando um tesouro muito maior do que a mais polpuda conta bancária. A Palavra de Deus em seus corações pode protegê-los do pecado, guiá-los nas decisões, renovar suas mentes e dar-lhes as palavras certas ao testemunharem para os amigos.
Enquanto a família repete em conjunto os versículos e passagens importantes da Bíblia, vocês podem estreitar os laços familiares e edificar a Fé que já possuem.
Memorizar exige tempo e disciplina, mas tenha ânimo. Os versículos que aprenderem juntos permanecerá para sempre com seus filhos.
Compartilhem pedidos de oração e orem juntos. Como família, vocês podem orar pelo pastor, missionários, parentes, amigos e lideres do país, entre outros. Planeje começar um caderno de oração da família, e peça a um dos filhos mais velhos que registre os pedidos e respostas a oração.
Evite orações floridas, recitadas. Suas orações devem ser simples e sinceras. Ajude seus filhos a aprenderem a falar com Deus com o coração. Use também o tempo de adoração da família como uma ocasião em que as crianças aprendem a orar em voz alta diante de outros.
Varie o seu tempo de adoração. As historias da vida real são poderosas. Tente compartilhar noticias sobre missionários ou ler um trecho da biografia de um cristão verdadeiro, você pode, ocasionalmente, achar proveitoso contar como Deus tem trabalhado na sua vida pessoal, e encorajar seus filhos a fazerem o mesmo.
Não se alongue muito. Muitos períodos de adoração familiares podem tornar-se tediosos para as crianças, e difíceis de manter por serem muito compridos. Embora cada família seja diferente, dez a quinze minutos podem ser uma boa media para o tempo de adoração.
Seja sensível com as crianças pequenas, que não conseguem se concentrar muito tempo, e com os adolescentes que estudam durante horas. Você não pode incluir todas as partes sugeridas em cada reunião familiar de adoração. A leitura da Bíblia e oração são essenciais. Acrescente outras partes de acordo com o tempo disponível e com as necessidades particulares de sua família.

Bibliografia: Biblia de Recursos para o Ministério com Crianças- elaborada com a APEC Editora Hagnos

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Meios Criativos de Recapitulação

Você já começou uma aula dizendo – Quem se lembra do que falamos na semana passada? – Aguardou uma resposta, esperando que alguém dissesse algo. Talvez a única resposta que recebeu fosse – Não me pergunte!Eu não vim nesse dia! – O que aconteceu?A pergunta estava errada. Geral demais para obter uma resposta. Você provavelmente falou sobre diversas coisas na semana passada. As crianças não se lembram de nada? Sim – mas, não sabem o que você tem em mente.
Se esta cena é familiar, não desista da recapitulação. Mas, mude a sua abordagem. As verdades ensinadas apenas uma vez raramente são retidas. Os períodos de nova oportunidade de aprender um conceito, e a você a chance de corrigir as impressões falsas que possam ter ficado.
Recapitule com Perguntas
Existe um meio de tornar o período de recapitulação interessante, desafiador, algo que a classe espere com muita vontade? Sim! Mas, as recapitulações positivas exigem preparo cuidadoso. Examine detalhadamente o que você quer que os alunos aprendam.A seguir,prepare perguntas para verificar o que entenderam.Ao escrever as perguntas,pense na idade das crianças.Por exemplo,inclua perguntas que possa introduzir com palavras : “Só respondam as crianças da primeira série para baixo”
Perguntas Factuais. Comece com perguntas factuais (quem, o quê e quando).Suponhamos que você ensinou a passagem em Gênesis 22 em que Deus disse a Abraão para oferecer seu filho Isaque como sacrifício. Na recapitulação você naturalmente perguntaria:
• Qual o nome do filho de Abraão?
• Onde Deus mandou Abraão levar seu filho?
• Você pode fazer uma lista de perguntas desse tipo.

Entendendo as perguntas
Não pare porem, nesse ponto. Pense! Você quer algo mais do que simplesmente familiarizar a classe com detalhes desse grande evento bíblico. Cada criança precisa estar pronta para interpretar a historia corretamente, compreender as verdades que ela ensina.Cada uma precisa compreender da atitude de Abraão. As crianças devem ver a importância da completa confiança de Abraão em Deus. Planeje então as suas perguntas para verificar não só o que ele sabem sobre a lição, mas também o que compreendem. As perguntas que verificam a compreensão geralmente começam com um “por quê?” ou “como”. Pergunte:
• Por que Abraão estava disposto a levar o seu filho no monte Moriá?
• Como Abraão mostrou que confiava inteiramente em Deus?
• Por que Deus permitiu que Abraão chegasse quase ao ponto de sacrificar o filho?


Pergunta de Aplicação.
A compreensão clara do significado da historia é importante, mas isso não basta. Seu objetivo como tia deve ser ligar as verdades da historia à vida de cada criança em sua classe. Queremos que as crianças pratiquem em sua casa o que aprendem na aula.Ensinamos aos alunos sobre a experiência de Abraão para ajudá –los a fazer, em principio, o que ele fez:Elas precisam obedecer completamente a Deus, mesmo quando não entendem a razão.Á medida que obedecem, as crianças passam a confiar em Deus para suprir as suas necessidades. As perguntas de aplicação podem ampliar o verdadeiro aprendizado. Faça perguntas sobre o que a criança pode fazer para colocar em pratica a verdade da lição.
• Você se lembra de alguma vez em que, como Abraão, achou difícil obedecer a Deus? Fale sobre isso.
• O que Deus poderia pedir que você não fizesse esta semana para mostrar completa obediência a Ele?
As Perguntas de Aplicação são mais difíceis de preparar e também mais difíceis para seus alunos responderem. Fique preparado para esperar alguns momentos até que eles tenham tempo de pensar e responder.

Tente Jogos de Recapitulação
Faça porem mais do que apenas perguntas. Use a lista de perguntas para fazer um jogo de recapitulação. Os jogos satisfazem a necessidade de atividade, realização e aprovação da criança.
Ao realizar o jogo, tenham em mente as precauções:
• Ao usar perguntas de aplicação quando recapitular, de tempo para que elas reflitam antes de responder. Fique aberto para uma resposta que você não tenha considerado.
• Ao planejar um jogo para pré- escolares, evite competição em grupo. Cada criança deve ter a oportunidade de participar do jogo. Cada uma deve sentir a sua aprovação.
Concentração. Pegue 12 pedaços de papel. Escreva a lápis, de leve, nas costas de seis deles um meio especifico da criança obedecer a Deus: ser bondosa, perdoar outros, obedecer aos pais, estudara Palavra de Deus, reservar tempo para orar, dizer a verdade. Nos outros seis pedaços, repita essa mensagem. Coloque todos numa superfície plana (parede, lousa. Etc.) desde que escreveu nas costa, a classe só vê lousa e papeis em branco
Quando fizer as perguntas de recapitulação ( de acordo com a sua lista cuidadosamente preparada!) ,use os papeizinhos para jogar Concentração.Divida o grupo em duas s equipes.Quando um aluno de uma delas der a resposta , ele pode virar dois papeis.Se as mensagens combinarem, remova.Se não combinarem, coloque –a de volta no mesmo lugar e a vez é do outro grupo.Veja qual lado consegue fazer mais combinações.(se o grupo for pequeno, deixe as crianças competirem individualmente.)Parece divertido? É mesmo!
Para variar, faça corações de cartolina. Nas costas dos corações escreva referências de versículos que a classe memorizou – verdades que guardaram no coração. Faça outra vez pares, para que as crianças possam combiná-las. Desta vez, entretanto quando a pessoa responder a uma pergunta, escolha corações e combine não remova os corações a não ser que a pessoa cite o versículo. Seja criativo! Há uma porção de maneiras de variar este método de recapitulação.
Adivinhe a mensagem. Outro jogo que requer pouco preparo é chamado de “adivinhe a mensagem”. Na lousa (ou num pedaço grande de papel) coloque traços para indicar as palavras que tem em mente. A mensagem “Amem uns aos outros” seria assim:
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Quando a criança responder a uma pergunta de recapitulação corretamente, ele pode dizer uma letra. Você coloca essa letra onde ela aparecer na mensagem.
Fique atento aos momentos adequados para ensinar. Uma tia, ao jogar “Adivinhe a Mensagem” escolheu a sentença: ”Deus quer que você seja seu servo obediente”. Quando as crianças tiverem dificuldade em adivinhar a palavra “obediente”, ele enfatizou que obedecer a Deus nem sempre é fácil.
Controle os Seus Períodos de Recapitulação
Manter boa disciplina durante um jogo de revisão é quase sempre difícil. Você pode advertir as crianças, com bondade, mas com firmeza de que o jogo terminará se elas não colaborarem. Não deixe então de cumprir a sua palavra.
Embora o jogo de recapitulação deva ser um período divertido para as crianças, se a competição ficar muito intensa, o restante do ensino que vai ter o lugar pode ser desperdiçado. Desse modo, o seu propósito para a recapitulação não será atingido.
Seja sensível aos sentimentos das crianças
Quando fizer jogos de recapitulação, aceite a resposta da criança sempre que possível. As Tias no geral fazem uma pergunta com uma resposta especifica em mente. Durante o período de recapitulação, uma Tia ( que havia ensinado recentemente Romanos 12:1,2)perguntou,”Que dom especial cada missionário dá a Deus?” Ela esperava a resposta, “Eles dão a si mesmo “. Mas , uma menina respondeu confiante, “louvor!” Leia a pergunta outra vez e veja como a resposta dela se encaixa e deve ser aceita como correta.

Determine o tempo adequado para a recapitulação.
A tia deve não só planejar cuidadosamente o que incluir no período de recapitulação, como também considerar quando fazê-la e quanto tempo conceder à mesma.
Como as crianças gostam de brincar, usar um jogo de recapitulação no começo da aula encoraja a pontualidade.
Mas, o tempo normal para incluir um jogo é logo depois da lição. As crianças vão ouvir atentamente enquanto você ensina.
No final da aula pode servir também para as recapitulações. Desde que esta é a hora mais difícil de prender a atenção dos alunos, recapitulações criativas vão mantê- los atentos.(Precaução: Algumas tias preferem não terminar a aula com um jogo de recapitulação porque a empolgação do jogo pode fazer uma criança que respondeu a um convite feito antes se esquecer de procurar a tia depois da aula.Se usar jogos de recapitulação no final, não deixe de acalma as crianças antes de despedi-se deles.Você pode então lembrar aos que responderam que a procurem logo depois da aula.)
Se achar os jogos de recapitulação tomam muito tempo, coloque um despertador para tocar 5 minutos depois de iniciado o mesmo.Avise à classe que o jogo acaba quando o jogo tocar.
Ajude a classe a lembrar do que Deus quer que eles façam e pensem sobre como fazer isso. Os jogos vão transformar qualquer período de recapitulação de tédio em entusiasmo.

bibliografia: Biblia de Recursos para o Ministério com Crianças- elaborada com a APEC Editora Hagnos

Chaverinhos

lembrancinha dos aniversariantes do mês de maio


Ponteira de lápis de sapinho



Balão com saquinho de bala



Palhacinho de balas

Para Semana da Criança




Soldadinho de Jujuba

Foi entregue na semana da criança




lembrancinha inspirada no blog da diva caldas www.divartes.blogspot.com

Lembrancinha da Páscoa

Pirulito de chocolate