sexta-feira, 4 de junho de 2010

Meios Criativos de Recapitulação

Você já começou uma aula dizendo – Quem se lembra do que falamos na semana passada? – Aguardou uma resposta, esperando que alguém dissesse algo. Talvez a única resposta que recebeu fosse – Não me pergunte!Eu não vim nesse dia! – O que aconteceu?A pergunta estava errada. Geral demais para obter uma resposta. Você provavelmente falou sobre diversas coisas na semana passada. As crianças não se lembram de nada? Sim – mas, não sabem o que você tem em mente.
Se esta cena é familiar, não desista da recapitulação. Mas, mude a sua abordagem. As verdades ensinadas apenas uma vez raramente são retidas. Os períodos de nova oportunidade de aprender um conceito, e a você a chance de corrigir as impressões falsas que possam ter ficado.
Recapitule com Perguntas
Existe um meio de tornar o período de recapitulação interessante, desafiador, algo que a classe espere com muita vontade? Sim! Mas, as recapitulações positivas exigem preparo cuidadoso. Examine detalhadamente o que você quer que os alunos aprendam.A seguir,prepare perguntas para verificar o que entenderam.Ao escrever as perguntas,pense na idade das crianças.Por exemplo,inclua perguntas que possa introduzir com palavras : “Só respondam as crianças da primeira série para baixo”
Perguntas Factuais. Comece com perguntas factuais (quem, o quê e quando).Suponhamos que você ensinou a passagem em Gênesis 22 em que Deus disse a Abraão para oferecer seu filho Isaque como sacrifício. Na recapitulação você naturalmente perguntaria:
• Qual o nome do filho de Abraão?
• Onde Deus mandou Abraão levar seu filho?
• Você pode fazer uma lista de perguntas desse tipo.

Entendendo as perguntas
Não pare porem, nesse ponto. Pense! Você quer algo mais do que simplesmente familiarizar a classe com detalhes desse grande evento bíblico. Cada criança precisa estar pronta para interpretar a historia corretamente, compreender as verdades que ela ensina.Cada uma precisa compreender da atitude de Abraão. As crianças devem ver a importância da completa confiança de Abraão em Deus. Planeje então as suas perguntas para verificar não só o que ele sabem sobre a lição, mas também o que compreendem. As perguntas que verificam a compreensão geralmente começam com um “por quê?” ou “como”. Pergunte:
• Por que Abraão estava disposto a levar o seu filho no monte Moriá?
• Como Abraão mostrou que confiava inteiramente em Deus?
• Por que Deus permitiu que Abraão chegasse quase ao ponto de sacrificar o filho?


Pergunta de Aplicação.
A compreensão clara do significado da historia é importante, mas isso não basta. Seu objetivo como tia deve ser ligar as verdades da historia à vida de cada criança em sua classe. Queremos que as crianças pratiquem em sua casa o que aprendem na aula.Ensinamos aos alunos sobre a experiência de Abraão para ajudá –los a fazer, em principio, o que ele fez:Elas precisam obedecer completamente a Deus, mesmo quando não entendem a razão.Á medida que obedecem, as crianças passam a confiar em Deus para suprir as suas necessidades. As perguntas de aplicação podem ampliar o verdadeiro aprendizado. Faça perguntas sobre o que a criança pode fazer para colocar em pratica a verdade da lição.
• Você se lembra de alguma vez em que, como Abraão, achou difícil obedecer a Deus? Fale sobre isso.
• O que Deus poderia pedir que você não fizesse esta semana para mostrar completa obediência a Ele?
As Perguntas de Aplicação são mais difíceis de preparar e também mais difíceis para seus alunos responderem. Fique preparado para esperar alguns momentos até que eles tenham tempo de pensar e responder.

Tente Jogos de Recapitulação
Faça porem mais do que apenas perguntas. Use a lista de perguntas para fazer um jogo de recapitulação. Os jogos satisfazem a necessidade de atividade, realização e aprovação da criança.
Ao realizar o jogo, tenham em mente as precauções:
• Ao usar perguntas de aplicação quando recapitular, de tempo para que elas reflitam antes de responder. Fique aberto para uma resposta que você não tenha considerado.
• Ao planejar um jogo para pré- escolares, evite competição em grupo. Cada criança deve ter a oportunidade de participar do jogo. Cada uma deve sentir a sua aprovação.
Concentração. Pegue 12 pedaços de papel. Escreva a lápis, de leve, nas costas de seis deles um meio especifico da criança obedecer a Deus: ser bondosa, perdoar outros, obedecer aos pais, estudara Palavra de Deus, reservar tempo para orar, dizer a verdade. Nos outros seis pedaços, repita essa mensagem. Coloque todos numa superfície plana (parede, lousa. Etc.) desde que escreveu nas costa, a classe só vê lousa e papeis em branco
Quando fizer as perguntas de recapitulação ( de acordo com a sua lista cuidadosamente preparada!) ,use os papeizinhos para jogar Concentração.Divida o grupo em duas s equipes.Quando um aluno de uma delas der a resposta , ele pode virar dois papeis.Se as mensagens combinarem, remova.Se não combinarem, coloque –a de volta no mesmo lugar e a vez é do outro grupo.Veja qual lado consegue fazer mais combinações.(se o grupo for pequeno, deixe as crianças competirem individualmente.)Parece divertido? É mesmo!
Para variar, faça corações de cartolina. Nas costas dos corações escreva referências de versículos que a classe memorizou – verdades que guardaram no coração. Faça outra vez pares, para que as crianças possam combiná-las. Desta vez, entretanto quando a pessoa responder a uma pergunta, escolha corações e combine não remova os corações a não ser que a pessoa cite o versículo. Seja criativo! Há uma porção de maneiras de variar este método de recapitulação.
Adivinhe a mensagem. Outro jogo que requer pouco preparo é chamado de “adivinhe a mensagem”. Na lousa (ou num pedaço grande de papel) coloque traços para indicar as palavras que tem em mente. A mensagem “Amem uns aos outros” seria assim:
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Quando a criança responder a uma pergunta de recapitulação corretamente, ele pode dizer uma letra. Você coloca essa letra onde ela aparecer na mensagem.
Fique atento aos momentos adequados para ensinar. Uma tia, ao jogar “Adivinhe a Mensagem” escolheu a sentença: ”Deus quer que você seja seu servo obediente”. Quando as crianças tiverem dificuldade em adivinhar a palavra “obediente”, ele enfatizou que obedecer a Deus nem sempre é fácil.
Controle os Seus Períodos de Recapitulação
Manter boa disciplina durante um jogo de revisão é quase sempre difícil. Você pode advertir as crianças, com bondade, mas com firmeza de que o jogo terminará se elas não colaborarem. Não deixe então de cumprir a sua palavra.
Embora o jogo de recapitulação deva ser um período divertido para as crianças, se a competição ficar muito intensa, o restante do ensino que vai ter o lugar pode ser desperdiçado. Desse modo, o seu propósito para a recapitulação não será atingido.
Seja sensível aos sentimentos das crianças
Quando fizer jogos de recapitulação, aceite a resposta da criança sempre que possível. As Tias no geral fazem uma pergunta com uma resposta especifica em mente. Durante o período de recapitulação, uma Tia ( que havia ensinado recentemente Romanos 12:1,2)perguntou,”Que dom especial cada missionário dá a Deus?” Ela esperava a resposta, “Eles dão a si mesmo “. Mas , uma menina respondeu confiante, “louvor!” Leia a pergunta outra vez e veja como a resposta dela se encaixa e deve ser aceita como correta.

Determine o tempo adequado para a recapitulação.
A tia deve não só planejar cuidadosamente o que incluir no período de recapitulação, como também considerar quando fazê-la e quanto tempo conceder à mesma.
Como as crianças gostam de brincar, usar um jogo de recapitulação no começo da aula encoraja a pontualidade.
Mas, o tempo normal para incluir um jogo é logo depois da lição. As crianças vão ouvir atentamente enquanto você ensina.
No final da aula pode servir também para as recapitulações. Desde que esta é a hora mais difícil de prender a atenção dos alunos, recapitulações criativas vão mantê- los atentos.(Precaução: Algumas tias preferem não terminar a aula com um jogo de recapitulação porque a empolgação do jogo pode fazer uma criança que respondeu a um convite feito antes se esquecer de procurar a tia depois da aula.Se usar jogos de recapitulação no final, não deixe de acalma as crianças antes de despedi-se deles.Você pode então lembrar aos que responderam que a procurem logo depois da aula.)
Se achar os jogos de recapitulação tomam muito tempo, coloque um despertador para tocar 5 minutos depois de iniciado o mesmo.Avise à classe que o jogo acaba quando o jogo tocar.
Ajude a classe a lembrar do que Deus quer que eles façam e pensem sobre como fazer isso. Os jogos vão transformar qualquer período de recapitulação de tédio em entusiasmo.

bibliografia: Biblia de Recursos para o Ministério com Crianças- elaborada com a APEC Editora Hagnos

Um comentário:

  1. Gostei muito de poder navegar neste blog e descobrir tantas coisas legais e de maneira fácil para explicar as crianças.Deus abençoe!

    ResponderExcluir