quinta-feira, 25 de junho de 2009

Trabalhando juntos

Versículo para Memorizar: “Somos cooperadores de Deus”. I Coríntios 3:9
Leitura Bíblica: Atos 13:1-12


Um dia, os profetas e mestres da igreja em Antioquia estavam orando e jejuando. Eles sentiam que era um momento especial.
O Espírito Santo falou aos irmãos de Antioquia enquanto eles oravam.
- Eu escolhi Barnabé e Paulo para um trabalho especial – disse o Espírito Santo – Separai-os para esta obra importante.
O Espírito Santo queria que Paulo e Barnabé trabalhassem juntos.
Os profetas e mestres da igreja de Antioquia oraram e jejuaram outra vez para que Deus ajudasse Paulo e Barnabé. Depois de orar, enviaram Paulo e Barnabé em viagem. Um jovem chamado João Marcos foi com eles como ajudantes.
Aqui, a Bíblia começa a se referir a Saulo com o nome de Paulo.
Primeiramente eles embarcaram para a ilha de Chipre. Pregaram de povoado em povoado por toda a ilha. Quando estavam em Pafos, uma das cidades da ilha, conheceram um homem chamado Elimas.
Elimas tentou evitar que o governador de Chipre escutasse a Paulo e a Barnabé.
Elimas não queria que ninguém cresse em Jesus. Mas Paulo estava cheio do poder do Espírito Santo. Sabia o que Elimas estava tentando fazer. Então Paulo disse a Elimas que ele iria ficar cedo por algum tempo e, imediatamente, Elimas ficou cego. O governador viu o que havia acontecido e creu em Jesus Cristo. ficou admirado diante do poder da Palavra de Deus.



Sugestão de Atividade:

Quadro Mural: coloque uma cartolina branca na parede. Escreva como título na parte superior: “Ide por todo o mundo”, e na parte inferior escreva: “E pregai o Evangelho.”
Dê a cada uma das crianças um pedaço de cartolina de qualquer cor. Diga que tirem os sapatos, fiquem parados sobre o papel e tracem o formato de seus pés.
As crianças devem recortar seus pés na cartolina, escrever seu nome no meio e cola-lo no Quadro Mural.



Objetivo:

 Que o aluno aprenda que Paulo e Barnabé trabalharam juntos, ensinando a Palavra de Deus;
 Que a criança deseje colaborar com outros para anunciar o Evangelho.

Para colorir

Atividades para os pequeninos






Atividades para pintar

Vamos aprender a Palavra de Deus com a Turminha da Graça!!!


Likinha orando


Zequinha


Flora

achei estas atividades no blog da www.karolpoerner.blogspot.com

Dia dos Pais


bloco em formato de camisa, achamos no blog da professora Elinete



molde





outro modelinho de bloquinho



Porta lapis




Pastinha feita de eva, achamos no blog da divartes





cartão para o papai





Bloquinho para o papai em formato de camisa




Estudo sobre a festa junina

Depois do carnaval, o evento mais esperado do calendário brasileiro são as festas juninas, que animam todo mês de Junho com muita música caipira, quadrilhas, comidas e bebidas típicas em homenagem a três santos católicos: santo Antonio são João e são Pedro.
Teria algum problema os evangélicos acompanharem seus filhos em uma dessas festas juninas realizadas nas escolas , quando as crianças , vestidas a caráter (de caipirinha), dançam quadrilha e se fartam dos pratos oferecidos nessas ocasiões: cachorro-quente, pipoca, milho verde, etc.?É óbvio que nenhum crente participa dessas festas com objetivo de praticar a idolatria, pois tal procedimento, por si só, é condenado por Deus!
Nestas festas ocorrem rezas, canções e missas; as comidas e doces são oferecidos a estes santos – claro que os que comem não são santos, mas o que participam dela. Este procedimento de “oferecer comida aos santos” é muito parecido aos despachos espíritas nos cemitérios e encruzilhadas; talvez a diferença seja o local da “festa”. Inclusive a competição entre clubes, famílias ou grupos para realizarem a maior ou a melhor festa junina da rua, do bairro, etc.
As origens dessa comemoração também remontam à antiguidade, quando se prestava culto à deusa Juno da mitologia romana. Os festejos em homenagem a essa deusa eram denominados “junônias”. Daí uma das procedências do atual nome “festa junina”.
Tais celebrações coincidiam com as festas em que a Igreja católica comemorava a data do nascimento de são João, um anunciado da vinda de Cristo. O catolicismo não conseguiu impedir sua realização. Por isso,as comemorações não foram extintas e,sim,adaptadas para o calendário cristão.Como o catolicismo ganhava cada vez mais adeptos,nesses festejos,acabou se homenageando também são João.É por isso que no início as festas eram chamadas de Joaninas e os primeiros países a comemorá-las foram : França,Itália,Espanha e Portugal.Foram os jesuítas portugueses que trouxeram os festejos joaninos para o Brasil.
Elias desafiou o povo de Israel a escolher entre Deus e Baal.”Até quando coxeareis entre dois pensamentos?Se o Senhor é Deus,segui-o,e se Baal,segui-o”(lRs18:21).Devemos tomar muito cuidado para não nos envolvermos com práticas herdadas do paganismo.Pois é muito arriscada a mistura de costumes religiosos,impróprios à luz da bíblia,adotada por alguns evangélicos.O teor religiosos das festas juninas não passa de um ato idólatra quando se presta culto a santo Antonio,são João e são Pedro.Como crentes,devemos adorar somente a Deus:”Ao Senhor teu Deus adorarás,e só a Ele servirás”(Mt 4:10).
Se Deus rejeitou as festas de Israel que eram dedicadas somente a Ele (Amós 5:21-23),mas que haviam sido mescladas com elementos dos cultos pagãos dos países vizinhos,não rejeitaria com mais veemência ainda as ditas festas “cristã” dedicada aos santos?

Priscilla e Áquila

Versículo para Memorizar: “Um ou outo ajuda, e ao seu companheiro diz: esforça-te”. Isaias 41:6
Leitura Bíblica: Atos 18-1-11; 18:26; Romanos 16:3-4

Um dia, Paulo foi a cidade chamada Corinto, mas não conhecia ninguém ali. Pouco tempo depois, Paulo conheceu dois bons cristãos chamados Priscilla e Áquila. Eles fabricavam tendas. Quando souberam que Paulo já havia fabricado tendas, pediram-lhe que fossem trabalhar com ele.
Pouco tempo depois, Paulo, Priscilla e Áquila se tornaram grandes amigos.
Em Corinto, Paulo ia à sinagoga todos os dias de descanso e ensinava a cerca de Jesus, mas nem todos criam em Jesus. Então Paulo foi para uma casa perto dali e começou a pregar.
Uma noite, Deus falou a Paulo em uma visão:
- Não temas, mas fala. Não te cales, porque Eu sou contigo e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade (Atos 18:9-10).
Paulo ficou em Corinto por mais um ano e meio. Muitas pessoas se enfureceram e até queriam agredi-lo, mas Deus cumpriu a sua promessa.
Não demorou muito tempo e Deus disse a Paulo que era tempo dele partir de Corinto.
Paulo tomou um barco e foi para Éfeso. E junto com ele foram Priscilla e Áquila.
Depois de muitos dias em alto mar, finalmente chegaram em Éfeso.
Como era de costume, Paulo começou a pregar sobre Jesus Cristo as pessoas em Éfeso.
As pessoas se interessavam pela mensagem de Paulo e pediram que ele ficasse um pouco mais. Mas Paulo sabia que tinha que viajar para outros lugares. Então deixou Priscilla e Áquila para que continuassem a obra enquanto ele ia a Jerusalém.
Um dia chegou um grande pregador em Éfeso chamado Apolo. Ele conhecia bem as Escrituras, mas não sabia muito de Jesus. Então Priscilla e Áquila foram ouvir ele pregar, viram que ele precisava de ajuda e falaram sobre Jesus. Apollo creu no ensinamento e foi ensinar as pessoas a respeito de Jesus.

Sugestão de Atividade:

Leve para a sala de aula vários quebra-cabeças para as crianças. Para praticar esta lição sobre a ajuda mútua, duas crianças devem armar cada quebra-cabeça. Marque a hora para ver quanto tempo uma criança sozinha leva para montar o quebra-cabeça sem a ajuda de seus companheiros.

Objetivo:

 Que o aluno saiba como Priscilla e Áquila ajudaram a Paulo e Apollo.

Paulo e Silas na Prisão

Versículo para Memorizar: “Regozijai-vos sempre no Senhor”. Filipenses 4:4
Leitura Bíblica: Atos 16:11-40

Depois de um certo tempo, Paulo decidiu voltar aos lugares que havia visitado com Barnabé, mas desta vez, Barnabé não iria acompanhar Paulo, ele foi com outro amigo chamado Silas.
Paulo e Silas viajavam para Filipos. Ao chegar, foram ao rio onde as mulheres de reuniam para orar. Paulo e Silas queriam adorar a Deus. Paulo falou as mulheres acerca de Jesus.
Um dia Paulo e Silas se encontraram com uma moça que fazia adivinhações. Ela ganhava muito dinheiro para seus patrões adivinhando o futuro das pessoas. Mas o poder de adivinhar futuro não era dela e sim de Satanás.
A moça seguia a Paulo e Silas gritando:
- Estes homens são servos de Deus! Vieram dizer como vocês podem receber perdão de seus pecados.
Depois de segui-los por vários dias, Paulo disse ao espírito mau que estava dentro da moça:
- Ordeno-te, em nome de Jesus Cristo que saia dela.
Imediatamente a moça ficou liberta do espírito mal, porém seus patrões não gostaram e ficaram com tanta raiva que levaram Paulo e Silas para a presença dos juizes romanos.
Imediatamente o povo se reuniu contra eles. Os juizes ordenaram que eles fossem açoitados e, em seguida, os jogaram na prisão.
Ao invés de ficarem bravos com Deus, eles cantavam louvores a Deus na prisão. A meia-noite, eles ainda estavam contentes. De repente, houve um grande terremoto e toda a prisão tremeu, todas as portas se abriram e todas as correntes dos prisioneiros se partiram. Quando o carcereiro viu que as portas estavam abertas, pensou que os prisioneiros fugiram e ele seria castigado severamente, puxou a espada para se matar. Mas antes que pudesse se ferir, Paulo gritou:
- Não faça isso! Todos estamos aqui.
O carcereiro entrou rapidamente na cela e perguntou o que poderia fazer para ser salvo. Logo em seguida, levou Paulo e Silas para sua casa, onde toda a sua família pediu que Jesus Cristo fosse seu Salvador.
No dia seguinte, os juizes soltaram Paulo e Silas.


Sugestão de Atividade:

Desenho Livre.

Objetivo:

 Que a criança aprenda e adore ao Senhor Jesus Cristo em todos os momentos.

Paulo escapa da morte

Versículo para Memorizar: “O meu socorro vem do Senhor”. Salmos 121-2
Leitura Bíblica: Atos 14:8-20

Depois que Paulo e Barnabé saíram de Chipre, foram a um lugar chamado Listra.
Um dia, enquanto Paulo pregava, um homem aleijado de nascença o escutava. Paulo percebeu que o homem tinha fé que Deus o curaria.
- Põe-te de pé – disse o Paulo ao aleijado.
Imediatamente o aleijado fez o que Paulo lhe havia dito. Saltou e andou. Como aquele homem ficou emocionado! As pessoas de Listra pensaram que Paulo e Barnabé fossem deuses e tentaram adora-los até se prepararam para oferecer-lhes um boi em sacrifício.
- Que fazem? – perguntaram – Não somos deuss, somos seres humanos como vocês. Queremos falar do Deus verdadeiro.
Depois chegaram uns homens que não queriam Paulo e Barnabé. Fizeram o possível para que as pessoas ficassem contra os dois. Pouco tempo depois, o mesmo grupo que queriam adora-los, queriam matar Paulo e Barnabé.
Uma multidão de pessoas furiosas, apedrejaram Paulo e o arrastou cidade a fora. Que momento terrível para Paulo!
Mas a história não termina por ai. Um grupo de crentes cercou Paulo. Então aconteceu algo maravilhoso: Paulo se levantou! Deus o havia curado!
Regressou a Listra, ao mesmo lugar onde havia sido tão maltratado. Não permitiu que Satanás o derrotasse. Paulo Sabia que Deus o Ajudaria.


Sugestão de Atividade:

SALVA VIDAS: entregue um pedaço quadrado de cartolina a cada criança. Dê-lhes também moldes de círculo de dois tamanhos apropriados para que desenhem um salva-vidas (pode usar pratos para fazer moldes). Depois de desenhar os salva-vidas, os alunos podem recorta-los e escrever no meio o versículo para memorizar.




Objetivo:

 Que a criança aprenda que Barnabé se fez amigo e colaborador de Saulo;
 Que a criança seja uma boa amiga e que ajude os outros.