segunda-feira, 14 de junho de 2010

Estudo: Ensinando os livros da Bíblia as Crianças.

Capítulo 02


Introdução ao Pentateuco

“Significado de “Pentateuco”

Os cinco primeiros livros de nossa Bíblia foram escritos por Moisés. O nome grego para esta seção é Pentateuco, que significa cinco volumes. Nós, geralmente, os chamamos de “Livros de Moisés, Livros da Lei,algumas vezes ,apenas de a Lei”.Estes Livros são:Gênesis,Êxodo,Levítico,Números e Deuteronômio.(Peça para as crianças procurarem o Índice na Bíblia e lerem os nomes dos cinco primeiros Livros com você,várias vezes.A seguir,peça que usem novamente o Índice e procurem cada Livro,enquanto você fala sobre ele).


GÊNESIS

Vamos procurar o primeiro livro de Gênesis.Gênesis significa “começos” – tudo começou aqui!(Espere até que todos tenham encontrado o livro).Gênesis nos fala sobre a criação do mundo.Vejam Gênesis 1:1.
Quem a Bíblia diz que criou os céus e a terra?Isso mesmo,DEUS.Gênesis é um livro”primeiros”.Ele nos fala do primeiro homem e primeira mulher(1:27),e do primeiro pecado(3:6).Em Gênesis também encontramos o primeiro lugar onde podemos ler a promessa de Deus de enviar o Salvador,que nos oferecesse o perdão do nosso pecado(3:15).Neste livro aprendemos também sobre o primeiro crime(4:8),e o primeiro e único dilúvio mundial(caps 7 e 8).
O livro de Gênesis conta sobre a escolha do povo especial de Deus,os israelitas.Por meio desta nação,Deus prometeu abençoar o mundo inteiro(12:1-3).Esta benção veio quando o Senhor Jesus nasceu numa família judia.Em Gênesis encontramos os primeiros israelitas.Abrão(Abraão)(12:1),Isaque(21:3),Jacó(25:26).Para praticar mais,deixe as crianças procurarem alguns desses nomes nos versículos indicados.
No final de Gênesis, o povo de Deus está vivendo sob os cuidados do Faraó do Egito.


ÊXODO

Vamos usar agora o Índice para encontrar Êxodo,que quer dizer”saída”.Em Êxodo encontramos a história de Moisés(Deixe as crianças procurarem o nome dele em Êxodo 2:1).
No início deste livro o povo de Deus se acha ainda no Egito,mas agora o novo rei fez deles escravos.Êxodo descreve as pragas que Deus enviou ao Egito para convencer ao Faraó a deixar seu povo sair.Lemos neste livro como Deus guiou os israelitas no deserto a caminho da TERRA PROMETIDA.Quando eles se detiveram no Monte Sinai,Deus chamou Moisés para se encontrar com Ele na montanha e lhe deu os “DEZ MANDAMENTOS”.Vamos ver se podemos encontrá-los em Êxodo20:1-17.As instruções de Deus para a construção do tabernáculo estão também aqui no livro de Êxodo(25:8-9).O tabernáculo era uma tenda especial onde ficava a arca de Deus e onde o povo se reunia para adorar.Ele ajudava lembrar os israelitas que Deus estava sempre com eles,pois o tabernáculo devia ser levantado onde quer que o povo acampasse.A arca,no tabernáculo,era o centro de adoração.


LEVÍTICO

Você consegue encontrar o livro de Levítico?Neste livro,Deus ensinou ao povo como queria que eles o adorassem .Os capítulos 1 a 7 estabelecem a maneira exata como as ofertas deveriam ser feitas.Os sacrifícios de animais descritos aqui são uma figura do sacrifício de Jesus na cruz por nós (João 1:29;Efésios 5:2;1Pedro 1:18,19).A seguir,aprendemos sobre Arão o primeiro sumo sacerdote,e seus filhos,que também serviram como sacerdotes(caps 8e9).Hoje vamos diretamente a Deus por meio do Senhor Jesus,nosso Grande Sumo Sacerdote(1Timóteo2:5,Hebreu 4:14).Os capítulos 10 a 22 registraram leis especiais que os sacerdotes e o povo deviam seguir.Deus deu também aos israelitas sete festas ou feriados,assim como outros dias especiais para celebrar enquanto o adoravam(caps 23 a 25).Até mesmo esses dias especiais são figuras de certas partes do plano maravilhoso de Deus para nos salvar do pecado(por exemplo,veja 1Corintios 5:7).


NÚMEROS

Procurem agora números. Este livro começa e termina com o censo ou contagem do povo de Israel. Este livro contém, no entanto, mais do que apenas números. Encontramos também a história do povo de Deus enquanto viajava em direção à Terra Prometida. Josué é apresentado aqui como um dos doze espiões enviados à Canaã (13:16).Que pena que os israelitas não confiaram em Deus o suficiente para obedecer-Lhe e entrar na Terra Prometida.Por terem desobedecido,eles tiveram de passar quarenta anos peregrinando pelo deserto (14:33).


DEUTERONÔMIO

Vamos procurar por último o livro de Deuteronômio (Anime as crianças a usarem o Índice).Deuteronômio significa”Segunda LEI”.A maioria do povo que seguira Moisés na saída do Egito tinha morrido no deserto,e por isso Deus fez uma recapitulação da história de Israel para os restantes.Então,pela segunda vez,Deus deu Seus Mandamentos a Israel.Podemos lê-los novamente a partir de Deuteronômio 5:6.(Procure e leia os dez mandamentos outra vez).Por meio de Moisés,Deus ensina o povo como deve viver na Terra Prometida.Veja Deuteronômio 11:26.(LEIA).Deus está advertindo os israelitas do que vai acontecer se desobedecerem a Ele,e prometendo abençoá-los se cumprirem as Suas Leis.



LIVROS IMPORTANTES

Gênesis,Êxodo,Levítico,Números e Deuteronômio.Esses cinco livros são importantes para nós.Eles nos ensinam sobre as leis de Deus.Quebrara lei de Deus é pecado.Nos cinco primeiros livros,Deus nos mostra que só pelo derramamento de sangue nossos pecados podem ser perdoados(Levítico17:11).Embora os israelitas tivessem de fazer repetidamente sacrifícios de animais,Deus prometeu que um dia Ele enviaria um Salvador que derramaria uma única vez o seu sangue para nos salvar do pecado(Gênesis3:15).Esse Salvador é o Senhor Jesus Cristo(Hebreus 9:12,27,28;1Pedro3:18).



PROFESSOR (A): Ajude os alunos a lembrarem os nomes e a ordem desses cinco primeiros livros. Divida a classe em duas equipes.O primeiro membro da equipe 1 diz “Gênesis”.O primeiro membro da equipe 2 diz “Êxodo”.O segundo membro da equipe 1 deve dizer “Levítico”,etc.,até que os cinco livros sejam citados.Quando um aluno não souber peça que ele sente e dê a equipe oposta a oportunidade de responder.Ligue um cronômetro para tocar dentro de 3 minutos,dependendo do tamanho do seu grupo.A fim de manter o jogo dinâmico,cada jogador deve citar o livro seguinte antes que você conte até 3 lentamente.Depois Deuteronômio,volte a Gênesis e repita até que o cronômetro dê o alarme.A equipe com o maior número de membros em pé nesse momento é a vencedora.Este exercício pode ser repetido acrescentando mais nomes de livros,à medida que forem aprendidos.


Bibliografia: Bíblia de Recursos para o Ministério com criança – Editora Hagnos- APEC

6 comentários:

  1. Gabriela Valente
    Paz amadas, td bem om vcs? Espero q sim, gostei muito o site, interessantíssimo, abençoado, também sou professora de escola dominical, e sempre tento me informar para deixar a aula criativa, pra q chame a atenção das crianças e focar principalmente dentro da palavra. Q Deus continue abençoando vcs.

    ResponderExcluir
  2. graça e paz é muito lindo o site q o senhor JESUS cada dia abençoe mais e mais,pois tenho aprendido muito e agradeço ao SENHOR por coloca pessoas tão cheia de DEUS em minha vida beijos...tia gabriela cardoso

    ResponderExcluir
  3. Shlom Amadas,Obrigado pelo conteudo aqui aborado,foi justamente o que eu estava necitando para passar as crianças aqui da Igreja em que congrego,Que Deus lhes abençoem Ricamente,e que esse ministerio de voces possa desatar de forma sobrenatural.

    ResponderExcluir
  4. Agradeço pelo empenho e dedicação, as informações serão muito úteis para o trabalho com os pequenos. Que Deus a abençoe ricamente.

    ResponderExcluir
  5. Lega a dinâmica e o método para ensinar as crianças...vou aplicar esse conteúdo na minha igreja vlw...

    ResponderExcluir
  6. Legal o conteúdo...vou aplicar na minha igreja...

    ResponderExcluir