quarta-feira, 23 de junho de 2010

Estudo: Ensinando os livros da Bíblia as Crianças.

Capítulo 03


Introdução a História

Você Lembra?


Os livros da bíblia estão divididos em duas seções. Quais são elas?(O Antigo e o Novo Testamentos).No Antigo Testamento,os livros se acham novamente divididos.Os cinco primeiros livros da Bíblia – O Pentateuco – tinham outro nome.Você lembra?(a Lei de Moisés) Vamos procurar o Índice em nossa Bíblia e ler novamente os nomes dos livros. Você sabe repeti-los sem olhar?(Deixe que os alunos tentem).

A seguir temos os livros de História. São doze, vamos ler os nomes no Índice. (Leia de Josué até Ester).Esses livros nos contam a história do povo escolhido de Deus,os israelitas.Eles contêm várias histórias interessantes.



Josué


Em Deuteronômio, os israelitas estavam quase entrando na Terra Prometida quando Moisés morre. Em Josué, lemos sobre o novo líder escolhido por Deus. Vamos procurar Josué e ler os dois primeiros versículos. (Leia em voz alta). Quem é esse novo líder?(Josué). Este livro nos conta histórias impressionantes de como Deus ajudou os israelitas a conquistarem os povos de Canaã. Na conquista de Jericó, Deus mandou os israelitas andarem em volta da cidade, tocarem as trombetas e gritarem. Depois disso,os muros caíram.Em cada batalha os israelitas aprenderam que,quando obedeciam à Deus,eram vencedores,mas quando desobedeciam,perdiam.Que lição importante!Pouco antes de morrer, Josué desafiou o povo de Deus a temer o Senhor e servi-Lo (24:14).Qual a decisão do povo?


Juízes e Rute


Aprendemos sobre a decisão deles no livro seguinte, Juízes. Depois de terem se fixado em suas novas casas na Terra Prometida, o povo de Israel se esqueceu de Deus e de tudo o que fizera a favor deles. Pecaram contra Ele,adorando outros deuses.Deus então os castigou,permitindo que fossem entregues nas mãos de nações inimigas.O Senhor levantou então Juízes que os confrontaram com seus pecados e os fizeram lembrar da Palavra de Deus.Finalmente,o povo confessou o seu pecado e voltou para Deus.Deus os amava tanto que lhes concedeu o perdão.Isto aconteceu várias vezes.Temos um Deus PACIENTE!

Alguns dos juízes sobre os quais podemos ler são: Débora, Gideão e Sansão. Você é capaz de encontrar esses nomes no Livro de Juízes?(Faça as crianças procurarem em Juízes 4:4;6:11;13:24).O final do livro relata a triste situação da nação de Israel.Veja Juízes 21:25.O que a passagem diz sobre o povo?

Apesar de tudo que Deus fizera por eles, continuaram seguindo o seu próprio caminho.

Durante os dias negros de juízes, o livro de Rute é um raio de luz. Ele conta o amor de Rute por sua sogra.Fala sobre como Rute arranjou um novo marido chamado Boaz.Mas,acima de tudo,o livro de Rute nos faz lembrar do amor de Deus por nós.Boaz resgatou Rute e cuidou dela.Nosso Salvador Jesus Cristo mostra o seu amor de maneira ainda mais grandiosa,salvando-nos e cuidando de nós.


1 Samuel – 2 Crônicas


Nos livros de 1 e 2 Samuel,1 e 2 Reis e 1 e 2 Crônicas, os juízes não estão mais guiando Israel e sim reis.Deus escolheu Saul como primeiro rei,mas Saul O desobedeceu.Podemos ler sobre Saul em 1Samuel 9:2.(Deixe as crianças procurarem e lerem).Quando Saul desobedeceu,Deus escolheu outro rei.Seu nome era Davi.

Davi fora um pastor quando menino, ele amava muito à Deus.Davi era também muito corajoso e matou um gigante chamado Golias.Veja 1Samuel 17:4.Está vendo o nome de Golias?Durante aqueles dias difíceis, Davi aprendeu a depender cada vez mais de Deus. Deus o protegeu de Saul e quando este morreu, Deus deu o reino à Davi.Davi foi um bom rei,embora não fosse perfeito.Ninguém é perfeito!(Romanos 3:23).Apesar de Davi ter pecado,Deus o chamou de “homem segundo o meu coração”(Atos 13:22).Depois da morte de Davi,seu filho Salomão,tornou-se rei,Salomão construiu um lindo templo para o povo adorar à Deus.Vamos procurar 2Crônicas 3:1.Lemos aqui a descrição do templo.Era um lugar magnífico,mas em breve o povo começou a negligenciar a adoração à Deus.A nação dividiu-se: o reino do norte foi chamado Israel e o do sul Judá.Muitos reis governaram depois de Salomão.Alguns foram bons,mas outros perversos e desviaram o povo de Deus.Finalmente,tanto Israel quanto Judá,foram conquistados.O povo de Deus foi levado como escravo para outras nações.E o lindo templo de Deus acabou destruído.

Durante esta época, Deus usou os reis para governar o povo, mas Ele falava aos reis e às nações por meio de pessoas especiais chamadas profetas. Profeta é alguém que ouve a mensagem de Deus e a transmite ao povo. A Bíblia inteira ainda não fora escrita, de modo que o povo não podia lê-las como nós. Eles tinham que ouvir a mensagem de Deus dita por esses profetas. Um dos profetas era Samuel. Deus usou Samuel para ungir Saul e Davi como reis. Veja os nomes desses livros de novo. Onde você acha que podemos ler sobre Samuel nos livros de história?(Isso mesmo - em 1e2 Samuel). Os profetas usavam frases como “Assim diz o Senhor Deus” (2 Samuel 12:7) quando falavam por Deus.Um profeta chamado Natã usou essa frase quando confrontou o rei Davi com o seu pecado.Davi ouviu a mensagem de Deus e pediu perdão por ter pecado.Os profetas tinham de ser muito corajosos,pois a mensagem de Deus nem sempre era bem vinda.O profeta Elias quase foi morto por ter entregue a mensagem de Deus ao perverso Acabe.Encontramos essa história 1Reis 17.



Esdras, Neemias e Ester.



O livro de Esdras foi escrito muito mais tarde, cerca de 80 anos depois dos israelitas voltarem do cativeiro na Babilônia. O templo, construído logo depois do seu retorno, já estava decadente. Esdras registrou como o templo havia construído (Ed 1-6), e depois desafiou o povo a adorar adequadamente a Deus (cap. 7-10). Em Neemias, aprendemos sobre a preocupação de Neemias para reconstruir os muros de Jerusalém. Ester era uma órfã judia que começou como escrava cativa e se tornou rainha da Pérsia. Deus usou Ester para impedir que seu povo fosse morto.

Em todos os livros de história, vemos Deus operando na vida das pessoas. Deus nunca muda (Malaquias 3:6).O que O agradou nessas histórias,vai agradá-lo hoje.Se você e eu quisermos agradar a Deus,precisamos ler e lembrar dessas lições da história de Israel (1 Coríntios 10:11).

PROFESSOR (A): Coloque em cartões separados os nomes dos livros aprendidos até agora. Misture os cartões numa pilha com os nomes para cima, a fim de que as crianças possam lê-los. Estimule os alunos a usarem o Índice. Peça a um de cada vez que ponha os cartões em ordem (A primeira criança encontra Gênesis e o coloca no chão, prende com fita colante na parede, ou num quadro de boletins. A segunda acha Êxodo e coloca depois de Gênesis, e assim por diante. Faça isto várias vezes, usando o Índice; depois guarde as Bíblias e tente ordenar os livros de memórias. Encoraje cada criança a falar um pouco sobre o seu livro).

Bibliografia: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças- elaborada pela APEC/ Editora Hagnos

2 comentários:

  1. queridas tias, me chamo thalyta e também sou professora da escolinha da graça em Pernambuco,DEUS tem abençoado muito a mim e as minhas crianças atravez desse estudo sobre a BÍBLIA e elas tem gostado bastante, mas eu gostaria de saber se voces vão continuar pontando o restante do estudo ou se eu mesma deveria continua-lo
    bjs
    com carinho e muito obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  2. Queridas tias, tb trabalho com crianças na EBD,no estado do RJ e gostaria de saber quando irão postar o restante do estudo ensinando os livros da bíblia as crianças,pois este estudo tem nos abençoado muito. Que Deus as abençoe poderosamente. Detty.

    ResponderExcluir