quarta-feira, 9 de junho de 2010

Estudo: Ensinando os livros da Bíblia as Crianças.

Capítulo 01


Introdução a Bíblia

Um livro Especial

Tenho nas mãos um livro muito especial. Ele é composto na verdade de 66 livros separados e combinados em um. Chamamos os 66 livros de Bíblia Sagrada.
Bíblia significa “O livro”. Outro nome para este livro é “Sagrada Escrituras” ou apenas “Escrituras” (Escritura quer dizer escrita). Este livro é chamado Sagrado por ter sido dado por Deus, e Deus é Santo, ou sem pecado. Este livro é uma mensagem de Deus para nós, e por isso outro nome para ele é Palavra de Deus. Esses são três nomes diferentes para o mesmo livro. Vocês conseguem se lembrar dos três? (Bíblia Sagrada, Sagradas Escrituras e Palavra de Deus.)
Como a Bíblia chegou até nós? Deus nos diz que toda Escritura - a Bíblia inteira – foi “inspirada por Deus” (2 Timóteo 3:16 ). Isto torna este livro diferente de qualquer outro no mundo. Outros livros contem os pensamentos e idéias de pessoas, mas embora Deus tivesse usado homens para escrever os 66 livros da Bíblia, as palavras que escreveram não eram deles, eram pensamentos e idéias de Deus. O Espírito Santo de Deus guiou cada homem em tudo que ele escreveu (2 Pedro 1:20;21) este é o Livro de Deus , nada neste livro tem origem nos homens.
Podemos confiar na Palavra de Deus, tudo nela é verdadeiro (Salmo 119:160, João17: 17), tudo nela será sempre verdade. A Palavra de Deus nunca muda, e durará para sempre (Isaías 40:8, Mateus 24:35), vocês podem sempre confiar na Palavra de Deus.
Deus usou 40 pessoas diferentes para escrever a Bíblia. Estas 40 pessoas não viveram todas ao mesmo tempo, foram necessários 1.600 anos para que a Bíblia inteira pudesse ser terminada. Mas pelo fato do Espírito Santo ter guiado cada escritor, por isso as coisas escritas no primeiro ano, concordaram perfeitamente com as escritas no ultimo ano.


Antigo e Novo Testamento

Os 66 livros da Bíblia foram divididos em duas partes. A primeira é chamada de Antigo Testamento. Ela contém todos os livros escritos antes da vinda do Senhor Jesus ao mundo. Vocês vão encontrar o Antigo Testamento no começo de sua Bíblia, ele contém 39 dos 66 livros. O primeiro livro do Antigo Testamento é Gênesis (encontrem Gênesis 1:1 e marquem o lugar em que está). O ultimo livro é Malaquias (encontrem Malaquias 4:6). Mostre a grossura de Gênesis a Malaquias na sua Bíblia, vejam que grande parte da Bíblia está no Antigo Testamento.
Os últimos 27 livros são chamados de Novo Testamento. O Novo Testamento começa com o livro de Mateus e vai até o livro de Apocalipse (mostre esta parte). Estes livros contam sobre a vinda do Senhor Jesus ao mundo e o que aconteceu depois disso e o ultimo livro do Novo Testamento nos diz o que acontecerá no fim dos tempos.


Encontrando o seu lugar

Peguem agora a sua Bíblia e vejam a página logo no começo chamada Índice (ajude as crianças a encontrarem a página). O seu índice esta dividido em Antigo Testamento e Novo Testamento. Vamos ler junto o índice dos livros do Antigo Testamento? Agora vamos ler do Novo Testamento?
Vocês podem achar facilmente qualquer livro da Bíblia se souberem como usar o índice. Conforme forem usando a Bíblia, em breve aprenderão a encontrar os livros sem olhar no índice. Mesmo agora vocês podem encontrar alguns livros sem verificar a lista, o primeiro livro da lista é Gênesis, vocês são capazes de encontrá-lo? O último é Apocalipse, esse é fácil de achar.
O livro de Salmo é outro que vocês podem descobrir sem olhar no índice, fechem a Bíblia e depois abram bem no meio, acharam? Se não acharam, fechem a Bíblia e tente novamente.
A seguir, vamos ao livro de Mateus, é o primeiro do Novo Testamento. Procurem novamente o livro de Salmos, segure as paginas de Salmos até Apocalipse, agora abram exatamente no meio dessa seção e vão achar Mateus. Se não der certo da primeira vez, tente de novo! Acharam? Muito bem!


Vocês sabem o endereço?


Cada livro da Bíblia está dividido em capítulos e versículos. Cada capítulo e versículo são numerados. Vamos examinar o livro de Mateus, lembram- se de como encontrá-lo? (deixe que as crianças achem o livro.), vejam a segunda pagina de Mateus, estão vendo uns números grandes nessa pagina? Os números maiores são os do capítulo. Algumas vezes o primeiro capitulo não é numerado. A sua pagina tem um numero 1 bem grande? Todos devem ter um 2 bem grande! Enxergaram? Muito bem?
Os números menores são os versículos, quantos versículos há no capitulo 1? Está certo 25! Quantos no capitulo 2?(23). Podemos encontrar qualquer versículo da Bíblia se souberem o nome do livro, o número do capitulo e o número de versículo. O lugar exato na Bíblia em que um versículo se encontra é chamado de endereço ou referência. Vejam como se escreve: Escreva Mateus 25:4, vocês conseguem encontrar este versículo? (deixe as crianças começarem a busca enquanto você explica outra vez) Primeiro ache o livro de Mateus , depois o capitulo, procurando o 25 em tamanho grande e a seguir achem o versículo procuram o numero 4 pequenininho.Encontraram?
A Bíblia é uma mensagem muito especial de Deus para vocês, e vão encontra nela tudo que precisa para aprender, como podem conhecer e agradar a Deus, dar se bem com as pessoas, ser felizes e ter sucesso na vida. Se tudo isso está na Bíblia é necessário aprender a usá-la. Nenhum outro livro no mundo pode fazer isso por vocês.

Vamos praticar mais como descobrir versículos no Antigo e Novo Testamento. Professora coloque as referencias abaixo em cartões, levante um cartão de cada vez e veja quem consegue encontrar primeiro o livro, mas não deixe de elogiar cada criança quando achá-lo. Peça para alguém ler o versículo.
Versículos sugeridos: Gênesis 1:1, Salmos 100:2, Isaías 53:6 Mateus 7:7, João 3:16 e Apocalipse 3:20


Bibliografia: Bíblia de Recursos para o Ministério com criança – Editora Hagnos- APEC

4 comentários:

  1. Uma benção este estudo! Dei na minha igreja para as crianças e ajudou muito no aprendizado delas q Deus continue abençoando seu ministério. Parabens fica na paz do SENHOR..

    ResponderExcluir
  2. Amei! Deus Abençoe!
    na EBD meus pequeninos vai aprender sobre este livro Santo!

    ResponderExcluir
  3. minha esposa deu essa aula hoje todos os alunos amarao bjos obrigada

    ResponderExcluir