quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Estudo: Ensinando os livros da Bíblia as Crianças.

Capítulo 06


Introdução aos Profetas Menores

O segundo grupo de profetas é chamado de Profetas Menores.Os livros desta seção são tão importantes quanto os Profetas Maiores,mas todos são curtos – daí o nome Menores.São doze livros : Oséias,Joel,Amós,Obadias,Jonas,Miquéias,Naum,Habacuque,Sofonias,Ageu,Zacarias e Malaquias.Como lembrar todos estes nomes?Algumas vezes ajuda cantar uma longa lista de nomes como essa. Existe uma música que pode ser útil para lembrarmos não só desses Profetas Menores, como de TODOS os livros do Antigo Testamento. Professor (a) cante a música dos livros da Bíblia várias vezes,repita com freqüência para ajudar as crianças a lembrarem da ordem dos livros.



QUEM FORAM ESSES PROFETAS?



A maioria desses profetas pregou na época dos reis de Israel e Judá, e suas histórias são contadas em 2Reis e 2Crônicas.Os três últimos falaram por Deus depois do cativeiro na Babilônia,aproximadamente nos dias de Esdras e Neemias.Suas mensagens são mais fáceis de entender quando conhecemos onde cada uma se encaixa na história.

Embora todos os profetas se referissem ao juízo vindouro, cada um tinha uma mensagem para sua própria época. E cada um tem uma mensagem para nós atualmente.



OSÉIAS



Oséias pregou em um período em que tudo parecia prosperar em Israel, mas havia muito pecado oculto.Deus escolheu trabalhar por meio de Oséias de maneira especial.Ele permitiu que o profeta passasse por problemas familiares penosos.A seguir,Deus usou esses problemas para mostrar aos israelitas que o relacionamento deles com o Senhor não estava certo.Oséias pregou contra os pecados do povo(8:7).Apesar disso,falou-lhes sobre o amor fiel de Deus a despeito da sua infidelidade (2:19).Os braços de Deus estavam abertos se quisessem voltar a Ele (11:7 com 14:4).Os Seus braços estão também abertos para você e para mim.



JOEL



Joel foi um pregador sobre o qual pouco conhecemos. Ele pode ter crescido em Jerusalém, talvez no lar de um sacerdote, porque conhecia bem os costumes do templo e do sacerdócio. Nos dias de Joel, a nação de Judá estava passando por graves problemas. Nuvens de gafanhotos atacaram as searas e uma fome resultou em grande sofrimento. Joel disse ao povo que essas dificuldades eram o juízo de Deus pelos seus pecados. Deus usou também os desastres naturais para predizer, por intermédio de Joel, os terríveis juízos que iriam agir,um dia sobre os inimigos de Israel.Em meio a todos esses problemas,porém,Joel lembrou o povo de que Deus está sempre disposto a perdoar se voltarmos os nossos corações para Ele (2:12,13).





AMÓS



Amós não era um pregador treinado. Ele era apenas um férrea de ferro.Amós trabalhava muito e passava boa parte do tempo estudando a Palavra de Deus (os livros de Moisés).Deus viu o coração terno daquele homem e pediu que transmitisse uma mensagem especial para o rei Jeroboão II e seu povo (1:1).Amós seguiu direto para Betel,o centro da adoração pagã,e ousadamente descreveu os pecados que Deus ia julgar.Ele desafiou Israel a concordar com Deus sobre os seus pecados e a arrepender-se.Mas,o povo ignorou a sua pregação (3:3).Por não se disporem a dar-lhe atenção.Amós advertiu-os de que chegava o dia em que não mais teriam condições de ouvir a Palavra de Deus (8:11).Ao voltar para casa,Amós escreveu a sua mensagem,advertindo novamente o povo de que deveria preparar-se para o encontro com Deus (4:12).Você está pronto para seu encontro com Deus?



OBADIAS



Obadias é outro profeta de que pouco sabemos.Ele e Eliseu foram porta-vozes de Deus na mesma época,sendo então provável que Obadias tinha conhecido Elizeu transmitia as mensagens de Deus aos reis de Israel,Deus escolheu Obadias para revelar uma mensagem curta e poderosa ao país de Edom.Este livro,com um único capítulo,tem uma forma especial usada nos dias de Obadias para o julgamento de criminosos.Primeiro,o profeta identifica o criminoso como a nação de Edom (v.1).A seguir ele apresenta os crimes cometidos pelos edomitas (v.3-15).Finalmente,Obadias dá a sentença de destruição da parte de Deus (v.16-21).Os pecados que mais iraram a Deus foram as atitudes de egoísmo e orgulho de Edom (v.3,4).Eles odiavam Israel e comemoravam ao ver os israelitas passando por dificuldades.Os edomitas pensavam que seu orgulho não iria prejudicá-los,mas tiveram de enfrentar o juízo de Deus.A mensagem de Obadias se aplica ainda atualmente.Nunca seja tão orgulhoso a ponto de rir dos problemas alheios.Lembre-se de que o orgulho pode fazer você cair (v.15).



JONAS



Jonas é chamado de profeta relutante.Ele foi o único profeta usado por Deus que não queria transmitir a mensagem divina.Não sabemos a razão,mas Jonas odiava o povo de Nínive.Nínive era a capital da Assíria.Os assírios eram conhecidos pela crueldade com que torturavam os cativos.Talvez eles tivessem prendido ou mataram alguém da família de Jonas ou algum de seus amigos.De qualquer modo,Jonas odiava todos os ninivitas e queria que Deus os destruísse.Ele temia que Deus tivesse compaixão e os perdoasse,caso se arrependessem.Jonas não queria dar-lhes esta oportunidade.Quando Deus enviou Jonas a Nínive,ele fugiu em outra direção (1:3).

Deus usou uma forte tempestade para detê-lo e um enorme peixe para obrigá-lo a voltar (1:4-17).Embora Jonas aprendesse que não podia fugir de Deus,seus sentimentos em relação aos ninivitas nunca mudaram realmente.Ele ficou zangado quando eles se arrependeram (4:1-3).No final do livro,Deus censura Jonas por suas atitudes negativas (4:9-11).Não é maravilhosos que a misericórdia de Deus seja maior do que os nossos preconceitos?Podemos reprovar o que as pessoas fazem – seu pecado pode ser terrível – mas Deus ama a cada um de nós e perdoa quando nos arrependemos.O Senhor Jesus morreu pelos pecados do mundo inteiro e oferece salvação aos homens,mulheres,meninos e meninas de todas as nações e raças.



MIQUÉIAS



Miquéias era um pregador simples,homem do campo,que gostava de trabalhar com pessoas comuns.Ele tinha grande simpatia pelos problemas de seus compatriotas que estavam sendo atacados por exércitos inimigos que roubavam suas colheitas (1:2-16).Seus líderes os oprimiam,recusando-se a ouvir seus gritos de socorro (3:1-4).Até os pregadores se aproveitavam deles e viviam em conforto,enquanto o povo sofria (3:5-8).Miquéias defendia o povo comum e fazia que se lembrassem:”Embora todas estas coisas estejam acontecendo conosco,mesmo assim devemos agir corretamente(6:8).Deus julga realmente o pecado.Se esperarmos nEle,o Senhor vai livrar-nos (7:7-8)”.Miquéias encorajou o povo,prometendo esperança para o futuro.Deus enviaria um rei (o Messias) para salvá-los (5:2).E Deus fez isso.Este Prometido é o Senhor Jesus Cristo.Você já recebeu Jesus como seu Salvador do pecado?



NAUM



Naum cresceu na região norte de Israel e alguns pensam que a cidade de Cafarnaum (caper significa “aldeia”;portanto,”aldeia de Naum”) recebeu o seu nome.Naum viveu cerca de cem anos depois de Jonas,e Deus utilizou para pregar uma mensagem de juízo contra Nínive.Embora os ninivitas tivessem se arrependido com a pregação de Jonas,não ensinaram seus filhos a andar nos caminhos do Senhor.Quando aqueles filhos cresceram,eles atacaram Israel e tentaram destruir Jerusalém.Naum ensina que Deus é longânimo,mas que Ele julgará o pecado quando nos desviarmos (1:2-3).Naum avisou os ninivitas de que a sua cidade seria completamente consumida (1:9).Suas profecias se realizaram,pouco depois dessa advertência,Nínive foi inteiramente destruída.De acordo com o que Naum proclamou aos ninivitas,Deus conhece os que lhe pertencem e irá protegê-los (1:7).



HABACUQUE

Habacuque era um pregador treinado que habitava perto de Jerusalém.Ele escreveu quando Israel estava sendo invadida pelos babilônios.Sua mensagem se compunha de duas perguntas sinceras a Deus e a resposta dEle às mesmas.Habacuque confiava em Deus,mas não entendia os seus métodos de trabalho :”Por quê?”,perguntou Habacuque a Deus,”dás permissão para que o povo viva perversamente sem castigá-lo?”(1:2-4).Deus respondeu,”minha paciência acabou e a Babilônia vai conquistar Israel.Sou Eu Quem marca a hora oportuna.Sei o que estou fazendo”(1:5-11).A resposta de Deus provocou uma segunda pergunta:”Por que usas uma nação perversa como a Babilônia para cumprir os teus propósitos?”(1:12-17).Deus replicou:”Não importa o meio que eu use para o juízo.O importante é que cada indivíduo se converta a Mim pela fé” (2:4).Não tema fazer perguntas a Deus.Ele vai mostrar-lhe que continua no controle e a sua fé vai ficar mais forte como a de Habacuque (3:17-19).





SOFONIAS



Sofonias nasceu numa família real ímpia,todavia,seu coração se inclinava para Deus.Em vista da sua posição real,o povo ouviu quando Sofonias o chamou ao arrependimento.A nação tinha vivido perversamente por mais de cinqüenta anos sob ris como Manassés e Amon.Deus pediu a Sofonias que pregasse sobre o Seus ódio ao pecado.Judá se tornou preguiçosa e indiferente a DEUS.Eles haviam desobedecido ao Senhor,resistido à disciplina e confiado em si mesmos (3:2).Sofonias advertiu-os de que Deus iria castigá-los se não se arrependessem (3:5).Mas,ao mesmo tempo,ele os encorajou a voltar-se para Deus,que desejava salvá-los (3:17).Logo depois da pregação de Sofonias houve um reavivamento nacional,sob o rei Josias.Deus verdadeiramente abençoa a Sua Palavra!



AGEU



Ageu pregou durante uma época eufórica.Ele foi o primeiro profeta a falar com os israelitas depois da sua volta do cativeiro na Babilônia.Felizes por terem retornado à terra,os israelitas começaram imediatamente a reconstruir a casa de Deus e a adorá-lO de todo o coração(1:1).Mas antes de terminarem o templo,perderam o interesse.Ageu os censurou por desviarem a atenção,construindo casas ricas para si mesmos(1:4).Ele lhes disse:”Deus quer que terminem o templo,mesmo que o trabalho seja,as vezes,desanimador”(1:7,8).Fez também que se lembrassem de que Deus só pode abençoar-nos plenamente quando obedecemos a Ele(2:1-9).Deus usou então Ageu para transmitir algumas promessas especiais de coisas maravilhosas que Ele faria por Israel,no futuro (2:20-23).



ZACARIAS



Zacarias pregou na mesma época de Ageu para que a reconstrução do templo fosse terminada.Zacarias,porém,desafiou principalmente o povo (1065) se afastar dos seus pecados e do amor pelas coisas materiais,e aceitar o Salvador que viria.Zacarias predisse muitos detalhes da vida terrena do Salvador prometido por Deus.Ele profetizou que o Messias entraria em Jerusalém como rei,pouco antes da Sua morte(9:9).Previu que Ele seria vendido por 30 moedas de prata(11:12).Descreveu também a morte do Salvador na cruz (12:10).A mensagem de Zacarias termina com a promessa divina de que o Messias voltará segunda vez para julgar seus inimigos e livrar o Seu povo para sempre (cap.14).É triste saber que Zacarias foi morto por uma multidão violenta que rejeitou esta mensagem de Deus.Eles não queriam crer que fosse verdadeira.Mas,durante a Sua vida na terra,o Senhor Jesus cumpriu todas as profecias sobre a primeira vinda do Messias.Sendo igualmente certo de que Ele irá cumprir também todas as predições da Sua segunda vinda!Não é esplêndido saber que podemos confiar na Palavra de Deus?



MALAQUIAS

Várias gerações se passaram depois de Zacarias e Ageu terem desafiado o povo a reconstruir o templo e voltar a Deus.Eles ouviram durante algum tempo,mas foram aos poucos se afastando de Deus.Deixaram de adorar no templo de Deus e não mais cuidaram dele.Deus enviou então Esdras e Neemias para despertar o povo a converter-se a Ele.Houve um reavivamento,o povo realmente se arrependeu e adorou a Deus com sincero coração.Eles consertaram o templo e construíram muros fortes ao redor de Jerusalém.O reavivamento,entretanto,só durou alguns anos.Os judeus continuaram com os rituais da adoração,mas não faziam isto sinceramente.Foi naquela época da história,cerca de cem anos depois de Deus ter levado os judeus de volta à sua terra,que Malaquias pregou.

Malaquias era um levita,um membro da tribo que Deus havia escolhido para ajudar os sacerdotes.Ele viu os pecados do seu povo e Deus fez uso dele para advertir Israel.Sua mensagem era simples.Deus queria que Seu povo O adorasse com corações puros (2:5-7),seguisse inteiramente as Suas leis (2:1,2),e contribuísse para as obras de Deus,como ensinado na Lei de Moisés.Deus queria que dessem honra a Ele com o dízimo,um décimo de seus ganhos (3:8).Desejava também que fizessem ofertas voluntárias,além do dízimo (3:8).Deus quer que você O sirva com sinceridade e coração puro.Pede que contribua para a Sua obra.Mediante Malaquias,Deus lhe promete que se obedecer,Ele irá abençoar você muito mais do que pode imaginar (3:10).



VEJA O QUE VOCÊ APRENDEU!

Já decoramos os livros do Antigo Testamento.Com a prática,você pode encontrar qualquer livro do Antigo Testamento sem querer procurar no Índice.Vamos tentar alguns.Veja se consegue encontrar Salmos.E Josué?Ou então estes:Êxodo?Provérbios?Rute?I Samuel?(continue até que as crianças se mostrem confiantes em sua capacidade).A Bíblia é um livro grande,mas não tão grande que você não consiga encontrar e ler a Palavra de Deus por si mesmo.Vamos agradecer a Deus por sua Palavra neste momento.

____________________________________________________________________________________________

Professor (a): Guie em oração de agradecimento por todas as promessas da Palavra de Deus – especialmente pela profecia do Antigo Testamento. Agradeça a Ele pela parte que já cumpriu – o nascimento e ressurreição de Jesus – e pela parte que vai ser cumprida – Sua volta. Acima de tudo, sempre que contar uma história da bíblica faça as crianças procurarem a mesma em suas Bíblias. Se a história for longa, pelo menos, deixe que encontrem o nome dos personagens principais na Bíblia. Isto irá reforçar o ensino como sendo de Deus e não fruto da imaginação de alguém.





Texto retirado: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças /Editora Hagnos – Elaborada com a Apec

Nenhum comentário:

Postar um comentário