quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Estudo: Ensinando os livros da Bíblia as Crianças.

Capítulo 08


INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA IGREJA-ATOS

Os quatro primeiros livros do Novo Testamento são Evangelhos por declararem as boas novas de Jesus Cristo. Eles contam como Jesus morreu na cruz, foi sepultado e ressuscitou para que os nossos pecados pudessem ser perdoados.


Onde o Livro de Atos se Encontra?

Você sabe encontrar os quatro Evangelhos no seu índice?Leias o nome deles Mateus, Marcos, Lucas e João. O livro seguinte é chamado de Atos dos Apóstolos. Ache o livro de Atos usando o seu índice.

Atos foi escrito por Lucas – o mesmo Lucas que escreveu o Evangelho com o seu nome.Lucas era médico e viajou muito com o apóstolo Paulo.Como acontece com os demais livros da Bíblia,podemos confiar nas histórias contidas nele são verdadeiras.

Porque Atos?

Este livro é chamado de Atos dos apóstolos. Os apóstolos foram homens escolhidos por Deus para a missão especial de divulgar o Evangelho de Jesus Cristo. Alguns chamam este livro de Atos do Espírito Santo. Jesus havia prometido que depois da Sua partida, Ele enviaria o Espírito Santo para ensinar Seus seguidores (João 14:26).O Espírito Santo guiou os apóstolos a fundarem igrejas.Este livro é um livro de história.

Lucas registra nele os feitos dos apóstolos, capacitados pelo Espírito Santo, à medida que proclamavam o Evangelho e viam a igreja crescer.

O livro segue um plano claro. Seu versículo chave é Atos 1:8 (leia).Jesus ordenou aos Seus seguidores que levassem as boas novas a “Jerusalém” à “Judéia e Samaria”,e até “os confins da terra”.



As Boas Novas são Anunciadas em Jerusalém

Depois da Ascensão de Jesus entre nuvens, os discípulos voltaram a Jerusalém esperaram a chegada do Espírito Santo. No dia de Pentecostes, eles ouviram um som como de vento impetuoso e viram línguas como de fogo em cima da cabeça de cada um deles. Todos os discípulos foram então cheios com o Espírito Santo.

Depois desse acontecimento, eles saíram pela cidade de Jerusalém e contaram as boas novas sobre Jesus Cristo a todos que encontravam. Embora houvesse ali muitos estrangeiros que falavam outras línguas, todos puderam compreender o que estava sendo dito. No dia em que Pedro pregou, cerca de três mil pessoas aceitaram as boas novas e foram salvas (2:41).E este foi apenas o começo.

Na primeira parte de livro de Atos, Pedro é o apóstolo mais mencionado. Ele e os outros apóstolos disseram aos judeus que Jesus, Aquele A Quem haviam crucificado, ressuscitou dos mortos. Ele era o Salvador prometido. As autoridades religiosas, indignadas, deram ordens para que eles não anunciassem mais as boas novas, os apóstolos se recusaram. Eles sabiam que só Jesus podia salvar o povo (4:12).

Quando os prenderam por pregar os evangelhos, foi perguntado aos apóstolos porque continuavam pregando apesar da proibição. Pedro e os outros apóstolos responderam: “Antes importa obedecer a Deus do que aos homens” (5:29).Isto se aplica a você e também a mim!Não foi fácil, mas dia após dia, eles não pararam de anunciar as boas novas de que Jesus é o Salvador (5:42).



As Boas Novas Entram na Judéia e Samaria

As pessoas não só foram presas por pregar o Evangelho, como também algumas chegaram a ser mortas (cap7).Quando lemos como o povo apedrejou Estevão até a morte,somos apresentados ao segundo principal personagem do livro de Atos.Seu nome é Saulo.Saulo fez tudo o que pôde para prejudicar os seguidores de Jesus.

Com o aumento da perseguição, muitos que creram na mensagem dos apóstolos se dispersaram pelas regiões da Judéia e Samaria (8:1). Lucas nos diz que eles pregavam a Palavra de Deus (8:4) em todo o lugar a que se dirigiam. O Evangelho tinha sido levado primeiro a Jerusalém e agora estava penetrando na Judéia e Samaria.

Certo dia, quando Saulo viajava para Damasco a fim de perseguir outros crentes,ele teve um encontro inesperado com o Senhor Jesus (9:1-5).De repente,Saulo compreendeu quem era Jesus.Naquele encontro,Deus transformou Saulo,o perseguidor,em Paulo,o pregador.Paulo se tornou um dos mais dedicados de todos os apóstolos na igreja primitiva.A partir desse ponto,vemos o Evangelho sendo levado pelo restante do caminho – “até os confins da terra”(veja 1:8 novamente).

As Boas novas vão para os confins da terra

Até agora, o Evangelho só tinha sido pregado ao povo judeu. Mas, Deus enviou Seu Filho para ser o Salvador do mundo inteiro. Alguém tinha de transmiti-lo aos povos das outras nações – os gentios. Pedro foi o 1º a ir (cap10).

Paulo partiu também. Barnabé convidou Paulo para juntar-se a ele na Igreja de Antioquia, onde os seguidores de Jesus foram chamados cristãos pela primeira vez (11:26).Sob a orientação do Senhor,esta igreja enviou Paulo com Barnabé, na primeira das suas três viagens missionárias (caps.13 e 14).

Silas acompanhou Paulo na segunda viagem missionária (15:36 – 18:22).Durante a viagem e a pregação,muitas outras pessoas creram.Paulo e seus companheiros foram açoitados e presos.Mas,mesmo assim,as pessoas continuaram se convertendo ao Senhor (cap. 16).

N a sua 3ª viagem missionária (18:23 – 21:3),Paulo não só pregou o Evangelho como também fortaleceu os discípulos nas igrejas visitadas (18:23).

Quando Paulo voltou a Jerusalém, ele foi preso e levado diante de governadores e reis. Chegou até dizer a eles como podiam ser salvos. Orei Agripa quase foi persuadido, mas no final se recusou a crer (26:28).

Depois disso, Paulo foi levado a Roma, o centro do governo. Pessoas de todas as partes iam a Roma. Visto que foi permitido que Paulo ficasse numa casa com apenas um guarda (28:16),as pessoas podiam entrar e sair livremente.Todos os que visitavam ouviam a pregação das boas novas (28:31).

Dos sacrifícios do templo à adoração da igreja

A igreja primitiva havia obedecido à ordem de Jesus. Eles levaram o Evangelho aos judeus de Jerusalém, da Judéia e Samaria. Quando os judeus se recusaram a crer, os apóstolos o levaram aos “confins da terra” e pregaram aos gentios. Muitos gentios creram. A igreja tinha começado.

Antes de Jesus morrer o povo de Deus adorava no templo e sacrificava animais para que seus pecados fossem perdoados. Agora que Jesus derramou Seu sangue não havia mais necessidade de sacrifício animal no templo. Os crentes passaram então a se reunir como igreja para adorar.

A igreja é formada por salvos. Se você aceitou Jesus como o Seu Salvador é então Membro da Sua igreja. Você precisa estudar Atos para aprender a história da igreja de Cristo. O restante do Novo Testamento vai ensiná-lo a viver em Sua igreja.

PROFESSOR (A): Recapitule os livros da Bíblia até o livro de Atos. Escolha um livro da Bíblia. Não diga qual é. Cite o livro que vem antes e o que vem depois do escolhido. Peça a um voluntário que cite o nome do livro. A criança que responder certo escolhe outro livro e cita o livro antes e depois dele. Chame depois outro voluntário para citar o seu livro. Continue até que todos os livros tenham sido citados pelo menos uma vez.

Bibliografia: Bíblia de Recursos para o Ministério com criança – Editora Hagnos- APEC

Um comentário: