quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Estudo: Ensinando os livros da Bíblia as Crianças.

Capítulo 07


Introdução aos Evangelhos

Bem Vindo ao Novo Testamento

O novo Testamento á a parte da Bíblia escrita depois que o Senhor Jesus veio a terra. Encontramos nele histórias sobre a vida de Jesus,sobre os seus discípulos,e sobre a igreja primitiva.O último livro do Novo Testamento conta como será quando o Senhor Jesus vier pela segunda vez.

Como Encontrar os Evangelhos

O primeiro livro do Novo Testamento é Mateus.É fácil encontrar este livro.Vamos tentar.Ache primeiro o meio da sua bíblia.Segure a Bíblia na mão e deixe que ela se abra no meio.Isto deve levar você ao livro de Salmos.Se não achar Salmos da primeira vez,tente de novo.Uma vez que encontrou os Salmos,segure as páginas dali para trás e deixe que se abram novamente no meio.(Professor, algumas bíblias contêm notas adicionais no início ou no fim.Não deixe de compensá-las).Ótimo! agora você vai encontrar sempre Mateus,o livro que começa o Novo Testamento.Mas,vamos ver como encontrar os outros livros do Novo Testamento?

Volte ao índice e veja a seção do Novo Testamento.Achou?Leia agora os quatro primeiros nomes sob o título.(Leia).Mateus,Marcos,Lucas e João são chamados de EVANGELHOS.Estes livros nos contam que Deus Filho,que vivia no Céu com Deus Pai e com o Espírito Santo,antes do mundo começar,nasceu nessa terra como uma criancinha (Lucas 2:10).

O objetivo dos Evangelhos

A Bíblia inteira fala do Filho de Deus,o Senhor Jesus Cristo.Mas Mateus e os outros três livros do Evangelho nos contam tudo sobre a vida de Jesus na terra.Deus queria que conhecêssemos tão bem Seu Filho que fez quatro homens diferentes o apresentassem a nós.

Os Evangelhos de Mateus,Marcos e Lucas passam mais tempo contando o que Jesus fez.João,o discípulo que,provavelmente,conhecia melhor Jesus,apresenta o Senhor de outro ângulo;Jesus como Filho de Deus.Ele enfatiza:Quem Jesus é – Deus em um corpo humano.

Ao ler os quatro Evangelhos,podemos ter uma visão completa de como Jesus era realmente durante Sua vida neste nosso planeta.Apesar de Mateus,Marcos e Lucas serem semelhantes,cada um dá uma visão de Jesus um pouco diferente daquela dos demais.

MATEUS

Mateus escreveu especialmente para os judeus. Ele apresentou Jesus como o Cristo – o Messias – o Rei prometido no Antigo Testamento. Aprendemos em Mateus a história dos magos que foram adorar o Rei os judeus (2:1-12).Ele registra também as Bem –aventuranças,bênçãos prometidas por Jesus para aqueles que fariam parte do Seu reino (5:2-12).

Mateus aponta para 128 profecias do Antigo Testamento,cumpridas durante a vida do Senhor Jesus.Veja Mateus1:22.Cada detalhe do nascimento especial de Jesus foi planejado por Deus.Ele havia participado alguns de Seus planos maravilhosos aos profetas.Vamos ler agora o versículo 23 (Se as crianças aprenderam os livros do Antigo Testamento,você talvez queira que elas procurem Isaías7:14 para verificar isso por elas mesmas).Essas palavras foram ditas pelo profeta Isaías centenas de anos antes de Jesus nascer.Os muitos detalhes sobre o nascimento e a vida de Jesus revelados por Deus aos profetas,com bastante antecedência,nos mostram que a Bíblia é verdadeiramente a Sua Palavra.(Estes são outros versículos que você pode usar para ensinar às crianças as muitas profecias cumpridas no nascimento e ministério de Jesus.Mateus2:5,6 ; com Miquéias5:2 ; Mateus2:17,18 ; com Jeremias31:15 ; Mateus8:16,17 ; com Isaías53:4 ; Mateus21:4,5 ; com Zacarias9:9 ; Mateus 27:35 ; com Salmo 22:18).Ao apontar uma profecia após outra,cumpridas pelo Senhor Jesus,Mateus mostrou claramente aos judeus – e a nós – que Jesus é o Salvador que Deus prometeu enviar.

MARCOS

Marcos apresentou Jesus como Aquele que se tornou voluntariamente um Servo.Ele veio para sofrer e dar a Sua vida para que pudéssemos ser salvos.Em quase todos os capítulos de Marcos,vemos o Senhor operando milagres (caps 1-11); de fato,Marcos se concentra mais no trabalho de Jesus do que na sua pregação.Marcos 10:45 é versículo chave.Procure o versículo e vamos lê-lo.(Faça as crianças lerem).Jesus o Servo Sofredor,é nosso grande exemplo.Uma vez que O conheçamos como Salvador,Ele quer que sejamos também servos (10:43).

Lucas

Lucas era médico e mostra Jesus como Filho do homem.Aprendemos sobre a Sua entrada no mundo como um ser humano (1:26-38;2:1-20).Só Lucas nos fala da infância de Jesus (2:40-52).Em vista de Jesus ter um corpo humano como o seu e o meu.Ele sabe como nos sentimos,pode ser compreensivo conosco e orar por nós.Lucas dá muitas ilustrações do interesse de Jesus pelas pessoas.Vemos a bondade de Jesus com Zaqueu (19:1-10).Aprendemos as histórias que Jesus contou sobre como tratar os outros:o Bom Samaritano (10:25-37) e o Filho Pródigo (15:11-32).

João

João apresenta Jesus como o Filho de Deus.Lemos em João o relato do encontro de Jesus com o líder judeu,Nicodemos (3:1-21).Ficamos sabendo da Sua conversa com a mulher pecadora em Samaria (4:1-26).Compreendemos cada vez mais que Jesus é Quem Ele afirma ser – o Filho de Deus.João registra também as respostas do Senhor aos que se recusavam a aceitá-lO como o Filho de Deus ( 8:12-58;10:31-39).Eles tinham livre-arbítrio para decidir não crer,mas um dia saberão que Ele falou a verdade.No capítulo 10 Jesus se identifica como o Bom Pastor,Aquele que veio para salvar-nos de nossos pecados.Em 20:31 João resume a sua mensagem.

Como sabemos que Jesus é Deus

Os Evangelhos nos dão quatro versões de uma maravilhosa mensagem.Ele nos mostra claramente que Jesus é Filho de Deus.Falam sobre os milagres que Ele realizou enquanto estava aqui.Jesus podia curar os doentes (Marcos 2:8-12),dar vista aos cegos (Lucas 7:21),e fazer andar os paralíticos (Mateus 11:5).Ele podia até ressuscitar os mortos (João 11).Jesus fez estas coisas por amar as pessoas.Mas,acima de tudo,Ele as fez para que pudessem compreender Quem Ele era.

Jesus fez outras coisas que ninguém mais tinha condições de fazer : Andou por sobre as águas (Mateus 14:25),acalmou o vento e o mar (Lucas 8:24) e alimentou cinco mil pessoas com apenas cinco pães e dois peixinhos (Mateus 14:17-21) Jesus fez todas estas coisas porque queria que soubéssemos que Ele era o Filho de Deus.A Bíblia diz que enquanto Jesus se achava na terra,Ele tinha um corpo como o seu e o meu.Seu corpo sentia fome e cansava.Sentia dor.Jesus foi às vezes tentado agir erradamente,da mesma forma que nós.Mas,uma coisa era diferente nEle.Jesus nunca pecou.



As más notícias: Nós pecamos

O que é pecado? É qualquer coisa que desagrada a Deus. A Bíblia diz que todos pecaram (Romanos 3:23).Todos,significa todas as pessoas que já viveram.Cada pessoa,isto é,exceto Jesus (1Pedro 2:21,22).A Bíblia afirma também que o castigo para o pecado é a morte (Romanos 6:23).A não ser que o nosso pecado seja removido,ficaremos separados de Deus num lugar de castigo por toda eternidade.

As Boas Notícias: Podemos ser Perdoados

Jesus morreu na cruz,foi sepultado e ressuscitou (1Co 15:3,4).Ele derramou Seu sangue para que nossos pecados pudessem ser perdoados.Porque teve que morrer desse modo?Porque a Bíblia diz...(veja Hebreus 9:22b).Estas são as boas notícias! O seu e o meu pecado podem ser perdoados.Tudo o que você tem a fazer é aceitar o Senhor Jesus como seu Salvador do pecado – creia que Ele morreu para receber o castigo,que você merecia,e será salvo (Atos 16:31).

O plano de Jesus para os seus discípulos

O plano de Deus é que todos ouçam as Boas Novas e sejam salvos (Mateus 18:14).Mas,como vão ouvir?Enquanto estava aqui na terra,Jesus escolheu 12 homens dentre seus discípulos,aos quais chamou de APÓSTOLOS,para ajuda-lO a levar as boas novas a todo mundo.Você consegue entrar o nome deles em Mateus 10:2-4?

Jesus ensinou cuidadosamente esses homens e outros.Ele falou-lhes sobre o Seu amor pelos povos do mundo (João 3:16).Ensinou a eles como viver(Mateus 5).Ensinou-os a orar (Mateus 6:9-13).Disse a eles que iria morrer e ressuscitar – embora não compreendessem até que isto aconteceu (Lucas 24:37-45).Ele contou-lhes que estava indo para o céu,a fim de preparar um lugar para eles (João 14:2).Prometeu também que após a Sua partida,enviaria o Espírito Santo para ser seu CONSOLADOR (João 14:26).E prometeu ainda que voltaria para eles (João 14:3)

O Plano de Jesus para Você e para Mim

Ao lermos os Evangelhos,Jesus compartilha conosco esses mesmos ensinos.Ele quer que aprendamos tudo a Seu respeito e ao Seu plano de Salvação,a fim de podermos transmitir a outros esse conhecimento.As últimas palavras de Jesus no Evangelho de Marcos dão a Sua última ordem para nós.Vamos encontrá-la e lê-la ( encontre Marcos 16:15 e leia).O que Jesus nos manda fazer?Ir e contar o Evangelho a todos. Quais são as boas notícias que devemos contar?Que Jesus morreu, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia,para que nossos pecados pudessem ser perdoados.Que trabalho importante! Devemos ler os Evangelhos para conhecer melhor Jesus,a fim de O apresentarmos aos nossos amigos.A quem você vai contar as boas novas hoje?



PROFESSOR (A): Recapitule os livros do Antigo Testamento e acrescente os Evangelhos. Faça as crianças lerem o nome dos livros da Bíblia no índice, em conjunto, várias vezes. Pratique citar os livros sem olhar. Peça a dois voluntários para brincar de “Pingue-Pongue Bíblico”. Uma criança menciona o primeiro livro da Bíblia, a outra o segundo, e assim por diante. Elas alternam até que alguém não saiba ou elas terminem o Evangelho de João. Quando uma criança não sabe é substituída por outra. Quem ficar em pé mais tempo é o campeão do “Pingue-Pongue” do dia.



Bibliografia: Bíblia de Recursos para o Ministério com criança – Editora Hagnos- APEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário