sexta-feira, 18 de março de 2011

Estudo: Ensinando os livros da Bíblia as Crianças.

Capítulo 11


Introdução ao Apocalipse (ou Profecia)

O livro no final da nossa Bíblia fala também do fim de um mundo que conhecemos e do começo de um mundo vindouro. O nome deste livro é Apocalipse. Ele tem este nome porque revela ou desvenda coisas conhecidas somente por Deus. Neste livro o Senhor Jesus fala a João. À medida que João escreve aprendemos mais sobre como Jesus é. Temos o seu grande poder e descobrimos algumas das coisas surpreendentes que acontecerão no futuro. Visto que apocalipse descreve eventos que ainda não aconteceram, ele é também chamado de livro da profecia.



O Salvador – A Mensagem da Bíblia do começo ao fim

Todos os livros da Bíblia até agora falaram de Jesus. No novo testamento, vimos Jesus deixar o céu para vir a terra como uma criancinha e nascer em Belém. Nós o vimos ensinando, pregando e curando. Nós o vimos morto na cruz, sepultado num túmulo e vivo após a sua ressurreição, chegamos até a vê-lo subir aos céus. Quando partiu Jesus prometeu que um dia Ele ia volta (João 14:13).

Quando isso acontecer, veremos Jesus de um modo como nunca vimos antes; nós o veremos como “Rei dos Reis e Senhor dos Senhores” (Apoc. 19:16).

Vamos procurar o livro de apocalipse isso é fácil. É o ultimo livro da Bíblia. Este livro foi escrito por alguém que escreveu outros quatro livros do novo testamento. Um evangelho e três cartas. Você sabe quem é? (João). João foi preso por pregar o evangelho mas, não se tratava de uma prisão comum, Ele se encontrava aprisionado em uma ilha – a ilha de Patmos - sozinho (apocalipse 1:9). Na verdade, não se achava só. Deus estava com ele. Deus mostrou muitas coisas a João durante o seu exílio. Essas coisas foram escritas para nós no livro de apocalipse. Quando João escreveu o que viu, nós passamos a ver Jesus como nunca o vimos antes.

O Senhor nos fala às Igrejas

A primeira parte de apocalipse contém sete cartas (aps 1 – 3). Estas cartas foram escritas por Jesus, por intermédio de João, a sete igrejas. Enquanto fala com João, Jesus descreve a si mesmo “O Primeiro e o Ultimo” (1:11,17). Ele diz: “ Sou... aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos” (1:8). A seguir, Jesus afirma “ tenho as chaves da morte e do inferno, (o reino invisível). Depois de atrair a atenção delas, Jesus diz a cada igreja como estão lhe agradando ou desagradando. Estas cartas nos ajudam a saber quando agradamos ou não a Deus.


O cordeiro é adorado no céu

Na parte seguir de apocalipse, João vê Jesus no céu ( caps 4;5). Ele está sentado no trono como “ O cordeiro de Deus” que é digno de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor (5:12).

O Juiz começa a punir o pecado

Nos capítulos 6 -18, Cristo aparece como Juiz, deus é longânimo – paciente, disposto a esperar (números 14:18). Ele quer que todos sejam salvos, mas como Deus é santo (apocalipse 4:8), Ele deve castigar o pecado. Estes capítulos de apocalipse descrevem os terríveis eventos que terão lugar na terra o que acontecerá às pessoas vivas durante o período medonho da tribulação ou sofrimento que Deus enviará (6:14-17). Você e eu não precisamos temer esses dias, pois, o Senhor prometeu que nos livrará se tivermos crido nele e recebido a Ele como nosso Salvador (I tessalonicenses 1:10). Os atos de Deus no livro de apocalipse mostram que Ele está no controle – que irá castigar os perversos e recompensar seus servos fiéis.

O vencedor prende satanás para sempre

Em apocalipse 19, Jesus se revela como “Rei dos Reis e Senhor dos Senhores” vencedor (19:16). No capitulo 20 Ele vence a batalha final como o diabo e o lança para dentro do “lago de fogo enxofre” (20:10).

A abertura do livro da vida

Depois disso, “o livro da vida” é aberto. Todos aqueles cujos nomes não forem encontrados neste livro são também lançados no lago do fogo (20:15). E você? O seu nome vai estar no “ Livro da Vida”? Ele estará registrado ali se você aceitar o senhor Jesus Cristo como seu salvador.

Se você nunca pediu a Jesus para ser seu salvador talvez queira agora. Diga simplesmente a Ele que sabe que é pecador ( Romanos 3:23) e que merece ser castigado (Romanos 6:23). Diga a Jesus que crê que Ele morreu na cruz para receber o castigo pelo seu pecado (I coríntios 15:3). Peça, e Ele vai salvar você (Romanos 10:13). Quando fizer isso, o seu nome será escrito no “livro da vida do cordeiro” (apocalipse 13:8 e 21:27), e você terá a garantia da vida eterna com Deus.

O Senhor recebe a sua noiva

Nos dois últimos capítulos da Bíblia, vemos Jesus descrito como o noivo (21: 2,3) que recebe a sua noiva – a igreja que Ele ama – na linda casa que preparou para ela. A descrição do céu é maravilhosa. Mas, o melhor de tudo é eu estaremos para sempre na presença da pessoas para quem a bíblia inteira aponta – o Senhor Jesus Cristo!

A Bíblia - A mensagem Especial de Deus para você

A bíblia não é um livro comum. É a palavra de Deus escrita especialmente para você e para mim. Bem no inicio deste livro, deus promete enviar o salvador que irá tirar nosso pecado (Genesis 3:15). No final vemos como será para aqueles que aceitaram o seu dom da salvação. Poderemos estar com Ele para sempre. Apocalipse termina com um suspiro de ansiedade de todos os salvos : “ vem Senhor Jesus” (22:20). Você está na expectativa da sua volta?

Vamos agradecer a Deus neste momento por nos dar este livro maravilhoso.

(Monitora: Os nomes dos livros do novo testamento foram colocados em música. Existem várias versões. Cante várias vezes e repita com freqüência para ajudar as crianças a lembrarem os livros na ordem).


Bibliografia: Bíblia de Recursos para o Ministério com criança – Editora Hagnos- APEC

Estudo: Ensinando os livros da Bíblia as Crianças.

Capítulo 10


Introdução a Hebreus e Cartas Gerais

O que você lembra?


O Novo Testamento começa apresentando as melhores notícias do mundo o Evangelho.Quem pode explicar o evangelho?(Deixe as crianças compartilharem o evangelho,ajudando-as a incluir o seu ponto – chave: o nascimento,a vida perfeita,a morte,o sepultamento e a ressurreição de Jesus).Quais os quatro livros chamados de evangelho?(Mateus,Marcos.Lucas e João).Qual o livro que vem depois dos evangelhos?(Isso mesmo é Atos,o livro que conta a história da igreja.Quando os crentes foram espalhados por todo o mundo conhecido,as igrejas começaram a surgir em toda a parte).O que os pregadores itinerantes como Pedro e Paulo fazem para ter a certeza de que essas igrejas cresceriam no Senhor?(Escreveram cartas especiais,algumas vezes chamadas de epístolas).Você sabe quantas cartas se tornaram livros do Novo Testamento?(21).As epístolas estão listadas no seu Índice.Vamos até lá.Está vendo quais são?

Classificando as Cartas

Quem escreveu o maior número de cartas?(Paulo).Foi Paulo não foi?Quais as que escreveu a igrejas específicas?(Timóteo,Tito e Filemon).Conte as Epístolas Paulinas;quantas são ao todo?(13).Isso deixa mais oito cartas.Vamos ler juntos o seus nomes – Hebreus,Tiago,1e2 Pedro,1,2 e 3 João,Judas.

Ninguém sabe ao certo quem escreveu Hebreus, embora muitos pensem que foi o apostolo Paulo. A carta é chamada de Hebreus por ter sido escrita para hebreus (judeus) cristãos. Ela fica então numa categoria especial. A sete ultimas cartas do Novo Testamento são algumas vezes chamadas de Epistolas Gerais. As cartas de Paulo foram escritas para igrejas ou indivíduos específicos Hebreus foi escrita especificamente para os judeus cristãos. Mas, as cartas gerais foram escritas para mais de uma igreja ou de uma pessoa.Em vez de chamar esses livros pelo nome das pessoas a quem as cartas foram enviadas, elas são chamadas pelo nome dos homens que as escreveram- Tiago, Pedro, João e Judas. Vamos ver quantos livros (ou cartas) cada um escreveu.Veja o índice. Quantos livros Tiago escreveu? Um. (professor: Mantenha uma folha de registro para marcar as contagens) Quantas Pedro escreveu? Duas. João? Três. E Judas? Uma. (verifique o registro.) Quantas cartas esses homens escreveram ao todo?Sete. Vamos ler o nome de todas elas. (leia de Tiago a Judas). Embora esses livros tivessem sido escritos por homens, Deus vigiou cada palavra que escreveram (2 Timóteo 3:16). O Senhor providenciou para que esses livros fossem preservados durante centenas de ano por conterem a mensagem de Deus para nós atualmente.Vamos ver o que cada livro pode ensinar-nos.

HEBREUS

O livro de Hebreus foi escrito para mostrar aos judeus cristãos – e a nós que viemos depois deles – que Cristo é muito superior às cerimônias do Antigo Testamento.Elas foram sombras cumpridas em Cristo (10:1).Quando o Senhor Jesus morreu,Ele tornou-se o sacrifício perfeito e e final pelo pecado; tornou-se o nosso sumo sacerdote.Não precisamos mais de sacrifícios ou de sacerdotes humanos (9:11-14).Agora,uma vez que aceitemos Jesus,podemos aproximar-nos confiadamente de Deus (4:14-16;10:19,22).Jesus preparou o caminho para vivermos eternamente no céu (9:28;11:10).Ele está agora no céu com Deus Pai,contando ao nosso Pai celestial tudo sobre as nossas necessidades (7:25).Devemos simplesmente crer na Palavra de Deus (4:12) e viver pela fé (11:1-6).O capítulo 11 é chamado de Galeria da Fé;ele apresenta homens e mulheres do Antigo Testamento que confiaram em Deus sem levar em conta as circunstâncias.Temos os seus exemplos e o exemplo do próprio Senhor,para ajudar-nos a suportar as dificuldades (12:1-13).Hebreus nos lembra que sempre podemos confiar em Jesus(13:8) e Ele jamais nos deixará (13:5).

TIAGO

Você é capaz de encontrar o Livro de Tiago?Ele foi escrito por um dos meio-irmãos de Jesus,todavia se denomina humildemente de servo – um escravo libertado,mas que preferiu ficar com o senhor por toda a vida.Esses escritores iniciavam habitualmente suas cartas com seu nome.A quem ele escreveu?Veja o primeiro versículo – às doze tribos que se encontram na Dispersão.Essas são as doze tribos de Israel. Jacó (mais tarde chamado Israel) tinha doze filhos. As doze tribos eram as famílias desse doze filhos.Todos eram judeus. Este livro foi escrito para judeus que creram em Jesus como seu Salvador.Onde se encontravam?Estavam na “Dispersão” (espalhados).Ser um judeu cristão naqueles dias não era fácil.Depois de Estevão ter sido apedrejado até morrer (Atos 7:54-60), os cristãos foram dispersos por todo o mundo para evitar a perseguição.Tiago está escrevendo para encorajá-los a continuar vivendo como cristãos,apesar de estarem passando por dificuldades.Veja o v.2.Ele diz, “Tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações”.Peça a Deus sabedoria para suportar essas épocas difíceis(1:5); deixe que Ele faça uso delas para ajudá-lo a se tornar um cristão amadurecido(crescido) e paciente (1:3,4).Como essa mensagem é importante para os judeus cristãos!Mas o que dizer de você e de mim?Nós passamos por dificuldades?Claro que sim.Este livro de Tiago tem então bons conselhos também para nós.Precisamos de sabedoria e só iremos obtê-la se lermos a Palavra de Deus (1:19-21).Como cristãos devemos fazer mais do que apenas ouvir a Palavra; devemos permitir que ela nos transforme mesmo quando estivermos passando por problemas (1:22).Se tivermos fé genuína em Deus, nossas palavras mostrarão isso (2:17-20).Vamos tratar a todos com respeito (2:1-9).Vamos ajudar outros que estejam necessitados (1:27;2:15,16).A medida que a fé aumentar,Deus vai ajudar-nos a controlar a nossa língua (3:1-12) e nos tornar verdadeiramente sábios(3:13-18).A fé também nos ensinará a orar com o coração puro.Vamos humilhar-nos diante de Deus (4:1-10) e aprender a depender cada vez mais dele (4:13-5:6).Vamos esperar a volta do Senhor (5:7-12),orar pelos outros (5:13-18) e confrontar com amor os que estiverem agindo errado (5:19,20).As suas ações mostram que a sua fé é verdadeira?

1 PEDRO

Pedro ficou conhecido como o apóstolo para os judeus (Gálatas 2:7) e escreveu a eles (e a nós!) sobre a esperança.Em sua primeira carta,o apóstolo disse aos crentes que embora estivessem sofrendo no momento, seu sofrimento não duraria para sempre (1:6). A seguir, lembrou-os de que a Palavra de Deus duraria para sempre (1:25).No final, a sua fé seria provada genuína e suas almas seriam salvas (1Pedro 1:9). Pedro dá instruções importantes sobre como nós cristãos devemos tratar as autoridades governamentais (2:13-17) e aqueles para quem trabalhamos (2:18). Ele nos diz ,como deve ser a nossa vida em casa e nas igrejas (cap.3). Declara também que quando servimos a Deus (4:11) não devemos surpreender-nos se tivermos que sofrer (4:12). Em nosso sofrimento devemos ser sempre esperançosos, sabendo que depois de termos sofrido por algum tempo, Deus irá nos fortificar e firmar (5:10).



2 PEDRO

Em sua segunda carta, Pedro fala sobre como serão os dias antes da volta do Senhor.Pedro nos adverte que pouco antes de Jesus voltar, muitos falsos mestres tentarão desviar-nos (2:1-3).Ele nos lembra de que Jesus virá quando menos esperarmos (3:10).Haverá então um novo céu e uma nova terra (3:13).Devemos viver, portanto, em obediência a Deus para que não sejamos envergonhados na sua vinda (3:14). Como sabemos que Jesus vai voltar,devemos crescer na graça – isto é, devemos crescer para nos assemelhar-nos mais a Jesus – e para conhecer melhor o Senhor Jesus (3:18).

1 JOÃO

Os três livros seguintes foram escritos por João.Este é o mesmo João que escreveu o Evangelho de João.João se descreveu como discípulo a quem Jesus amava (João 13:23;19:26;20:2;21:7,20).As três cartas de João falam sobre o amor.

Na primeira carta,ele fala do amor de Deus por nós (1João 3:1).João nos lembra de que Jesus nos amou tanto que estava disposto a dar a sua vida por nós (3:16).Um bom versículo para lembrar é 1João 1:9. Vocês sabem encontrá-lo na Bíblia? Leiam em silêncio enquanto eu leio em voz alta.(leia)Deus não deixa de amar-nos quando pecamos.Esse versículo diz que se confessarmos os nossos pecados (admitirmos o nosso pecado e concordamos com Deus que agimos errado),Deus é fiel para nos perdoar e purificar.Isso é realmente amor! Os que já experimentaram o amor de Deus devem amar uns aos outros (4:11).Devemos igualmente mostrar nosso amor por Deus obedecendo aos seus mandamentos (5:3).

2 e 3 JOÃO

Por serem tão curtas, a segunda e a terceira carta de João parecem mais cartas do que livros.Elas só tem um capítulo, portanto não falamos de capítulos,só damos o nome dos livros e depois o número do versículo.Esses dois livros falam sobre os cristãos conhecerem a verdade e lutarem por ela.”Conhecer a verdade” significa não só conhecer o que é verdadeiro,mas conhecer aquele que é a verdade – o Senhor Jesus (João 14:6).Esta luta pela verdade deve ser travada em nossos lares (2João) e em nossas igrejas (3João).Vemos novamente que amar a Deus e obedecer a Ele andam juntos (2João 6).Em 3 João 11,João nos diz que devemos imitar(copiar) o que é bom e não o que é mal.

JUDAS

A última dessas Epístolas Gerais é o Livro de Judas,outro meio irmão do Senhor Jesus (Mateus 13:55).Da mesma forma que Tiago,ele se considera um servo (v.1).Em sua curta missiva,Judas nos desafia a “batalhar” ou lutar pela fé (v.3).Devemos estar preparados para tomar posição ao lado de Cristo,certos de que Ele não nos deixará cair (v24).

CARTAS de FÉ,ESPERANÇA e AMOR

As cartas de Paulo (e o livro de Hebreus) falam muito sobre a fé.Tiago diz que a fé deve ser acompanhadas de obras (Tiago2:17).As cartas de Pedro falam de esperança.João se refere ao amor.Judas diz então que devemos estar preparados para defender a nossa fé.Deus quer que saibamos como devemos viver na qualidade de cristãos.Nessas cartas,Ele nos diz tudo o que precisamos saber.


MONITORA (TIA); Faça as crianças irem ao índice. Peça que elas identifiquem os 4 evangelhos pelo nome – Mateus,Marcos,Lucas e João.A seguir pergunte que livro conta a história da primeira igreja – Atos.Pergunte quais os livros(ou cartas)que Paulo escreveu Se as respostas incluírem Hebreus,lembre aos alunos que ninguém tem certeza do autor de Hebreus.Peça depois que citem as Carta Gerais.Escreva os nomes de todas “cartas”livros – Romanos até Judas – em envelopes separados.Coloque todos os envelopes numa caixa.Passe a caixa pela classe permitindo que as crianças tirem um ou mais envelopes ao acaso.Quando todas as cartas forem distribuídas,faça de conta que você agente do correio e peça às crianças para levarem as cartas até você na ordem em que aparecem na Bíblia.Se necessário,os alunos podem olhar o Índice.Incentive as crianças a entregar as cartas sem procurar no índice.



Bibliografia: Bíblia de Recursos para o Ministério com criança Editora Hagnos-Apec

Estudo: Ensinando os livros da Bíblia as Crianças.

Capítulo 09


Introdução as cartas de Paulo

Quem se lembra do nome dos quatro primeiros livros do Novo Testamento?É isso mesmo – Mateus, Marcos Lucas e João. Porque esses livros são chamados de Evangelho?(Eles contam as boas novas de que Jesus veio à terra para salvar-nos dos nossos pecados).Qual o livro seguinte?(Atos). O que aprendemos em Atos?(Como os seguidores de Jesus levaram o Evangelho a Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da terra). À medida que os salvos viajavam por toda parte, pregando o Evangelho e vendo as pessoas serem salvas, as igrejas começaram à se desenvolver.Mas a idéia de uma igreja era completamente nova;esta era uma parte especial do plano de Deus para que os judeus e gentios crentes se unissem em comunhão e serviço depois da volta de Jesus ao Céu (Mateus 16:18; Efésios 2:11-18).

Cartas especiais aos crentes

À medida que viajavam, Pedro, Paulo e outros queriam estar certos de que os salvos dessas novas igrejas iriam crescer. Escreveram então cartas (algumas vezes chamadas de epístolas) às igrejas que haviam surgido.

Embora seus escritos tivessem começado como cartas, eles fazem agora parte da Bíblia. Esses escritores talvez não imaginassem que as cartas deixadas por eles fossem preservadas e lida pelos salvos durante os dois mil anos que se seguiram, mas o Espírito Santo tinha conhecimento disso. Cada palavra dessas cartas foi escrita sob a direção do Espírito Santo, assim como o restante da Bíblia (2 Pedro 1:21).

Veja o seu índice. Vinte e um dos 22 livros que se seguem ao livro de Atos, são cartas – agora chamadas livros. Treze foram escritas pelo apóstolo Paulo. Um deles, o livro de Hebreus, pode ter sido escrito por Paulo, mas não se sabe com absoluta certeza. Tiago, Pedro, João e Judas escreveram as cartas restantes do Novo Testamento. João escreveu também Apocalipse, o último livro da Bíblia.

Encontrando as cartas escritas por PAULO

Queremos examinar agora as 13 cartas. Essas cartas aparecem em ordem, da mais longa (Romanos) á mais curta (Filemon). Cada um desses 13 livros é chamadas pelo nome das pessoas a quem as cartas foram escritas. Por exemplo, use o seu índice para encontrar o livro de Romanos. (Espere as crianças acharem o livro). No versículo deste livro, descobrimos quem escreveu a carta a Paulo. Está vendo o nome dele no início?No versículo 7,lemos que ele está escrevendo para todos “que estais em Roma”.Os moradores da cidade de Roma eram chamados romanos.Este é então o livro de Romanos.



Paulo escreveu às igrejas

Volte para o seu índice. Vou dizer os lugares onde as igrejas se encontravam e você me dirá que livros acha que foram escritos para elas. O que Paulo escreveu à igreja de Corinto?Isso mesmo Coríntios. Paulo escreveu duas cartas diferentes aos salvos de Corinto. Chamamos de 1Coríntios e a segunda,2Coríntios.isto é fácil lembrar.

Que livro foi escrito às igrejas da Galácia?Qual foi para a igreja de Éfeso, Filipos?Colossos?Havia uma igreja em Tessalônica. Quantas cartas Paulo escreveu para os salvos dali?Duas!Temos então 1 e 2 Tessalonicenses.Estas foram as cartas escritas por Paulo às igrejas.Com a de Romanos foram quantas?(9).

Paulo escreveu as pessoas

Os últimos quatro livros de Paulo foram escritos a pessoas individualmente. Eram Timóteo, Tito e Filemon. Espere, são apenas 3 nomes e há quatro livros!Veja novamente o índice. Quantos livros Paulo escreveu a Timóteo?(2). Como são chamados?(1º e 2º Timóteo).

Está vendo uma porção de Tês em seguida?São cinco ao todo!1 e 2 Tessalonicenses,1 e 2 Timóteo e Tito.Se conseguir lembrar desses três seguidos,isso ajudará você a manter esses livros em ordem.Vamos ler juntos os nomes dos livros de Paulo em nosso índice.

O PROPÓSITO de Deus para essas cartas especiais

Quer escritas para uma igreja ou para uma pessoa, essas cartas são especialmente para os salvos, os que têm o Espírito Santo vivendo em seu interior (Romanos 8:9;15-17).Só Ele pode ajudar você compreender o significado da Palavra de Deus (1 Coríntios 2:14-16).Só Ele pode dar-lhe poder para obedecer a Palavra de Deus e agradar a Ele (Gálatas 5:16,22-25).Cada uma das cartas de Paulo contém uma mensagem especial – não apenas para salvos que as receberam originalmente,mas para todos que se seguiram.Cada uma possui uma mensagem para nós hoje.Vamos examiná-las uma a uma.

Romanos

Paulo apresenta o Evangelho em grande detalhe no livro de Romanos. Ele começa mostrando que todos pecaram (caps. 1-3, especialmente 3:23).A seguir,explica que Deus providenciou um meio para que cada um de nós seja “justificado”(tornando reto aos Seus olhos). Podemos nos tornar justos, admitindo o nosso pecado e aceitando o pagamento feito pelo Senhor Jesus quando morreu e ressuscitou (4:22-5:1). Aprendemos que podemos vencer o pecado (7:24,25) e que podemos contar com o cuidado constante e a direção de Deus (8:28).Nada pode nos separar do amor de Deus (8:31-39).Com todas as maravilhosas promessas, Paulo nos exorta a entregar nossa vidas a Deus(12:1,2).A seguir ele nos ensina como a pessoa inteiramente dedicada a Deus trata dos outros (caps.12-16).

1 Coríntios

Paulo escreveu para os novos salvos, a fim de ajudá-los a resolver seus muitos problemas. Primeiro, eles estavam discutindo sobre quem receberia o crédito pelo que Deus havia feito em seu grupo. Paulo explicou que o próprio Senhor irá decidir isso quando estivermos diante dEle (3:11-15). Estavam também permitindo que práticas erradas penetrassem em suas vidas. Mas, os crentes devem manter-se puros: somos o templo de Deus (3:16,17;6:18-20). Deus quer nossa vitória na corrida da vida (9:24-27). Se pedirmos a Ele, o Senhor nos mostrará como vencer a tentação (10:13). O capítulo 13, o Capítulo do Amor, é uma das passagens mais conhecidas da Bíblia. Paulo explica aqui só o amor é que dá sentido às coisas que fazemos para o Senhor e para os outros.No capítulo 15, Paulo continua encorajando os coríntios a servirem a Deus fielmente (15:58). Não importam as dificuldades que o salvo tenha de enfrentar nesta vida; o Evangelho (15:3,4) nos dá esperança para o futuro. A morte não será o fim. Pelo fato de Jesus ter ressuscitado dos mortos, temos a maravilhosa promessa de que nós também viveremos após a morte, em corpos espirituais que nunca morrerão (15:49-54). Que promessa esplêndida!

2 Coríntios

Paulo escreveu 2 Coríntios com grande alegria. Os crentes de Corinto haviam seguido suas instruções dadas na primeira carta.Eles aceitaram os conselhos de Paulo e voltaram ao Senhor. Paulo quer agora contar com muita coisa a respeito da sua vida pessoal.Ele assegura aos coríntios (e a nós) que podemos ter a certeza de que Deus usará todos os acontecimentos, até o sofrimento, para o nosso bem (1:3,4). Não precisamos nem sequer temer a morte, pois iremos estar com o Senhor Jesus. Devemos então alegrar-nos por tê-lO servido (5:6-10). Por enquanto, somos embaixadores especiais do Senhor e precisamos contar a outros as Suas boas novas (5:20). Podemos nos dar também, sacrificialmente, a nós mesmos e o nosso dinheiro, seguindo o exemplo do Senhor (8:9). Deus quer que contribuamos generosa e alegremente para a Sua obra e para os necessitados (9:7). Se fizermos isso, Deus suprirá as nossas necessidades – com abundância! (9:6-11). Nos capítulos 10-12 Paulo defende seu direito de ser apóstolo. Ele também nos assegura que Deus nos dará graça especial nas provações, quando estivermos fracos (12:9,10).

Gálatas

Os judeus estavam confundindo os crentes gentios da Galácia, dizendo aos gálatas que tinham de seguir a lei judaica a fim de serem salvos e crescerem. Paulo adverte os gálatas para que não se deixem enganar (3:1). A Salvação só vem pela fé em Cristo (2:16); o verdadeiro crescimento só acontece quando a pessoa permite que o Espírito Santo viva por meio dela (3:3;5:16). Cristo nos liberta da preocupação com regras precisas feitas por homens (3:13,14).Ele nos dá o Seu Espírito para que possamos obedecer livremente aos Seus importantes mandamentos de adorar a Deus e amar nosso próximo (5:13,14). Não importa qual seja nosso estilo de vida, estamos produzindo uma colheita – ou de “obras da carne” ou do “Fruto do Espírito”(5:16-25). Que tipo de colheita a sua vida está produzindo (6:8,9).

Efésios

É possível que Paulo estivesse preso quando escreveu essa carta, mas ele não se sentia derrotado. O apóstolo exortou os crentes de Éfeso a apreciarem o maravilhoso propósito de Deus para a igreja. Significamos tanto para o Senhor que Ele nos chama de Seu corpo (1:23) e Sua esposa (5:23). Em Cristo, todos os salvos estão unidos pelo Espírito Santo para adoração e comunhão, crescimento e serviço (caps.2-4).Ele falou também aos efésios sobre o imenso poder concedido aos salvos por causa da ressurreição de Jesus. O Senhor venceu Satanás e todas as suas forças malignas. Devemos simplesmente apropriar-nos da Sua vitória (1:19-23) Em Cristo você tem poder para viver com pureza e amar a outros (cap.5); pode obedecer a seus pais e desempenhar-se bem no emprego (6:1-9). Satanás irá provavelmente atacá-lo, mas você não precisa cair.Deus providenciou uma “armadura” especial.Peça a Deus que use a Sua Palavra na sua vida, a fim de ajudá-lo a combater Satanás e contar a outros sobre o Senhor (6:10-18).

Filipenses

Embora Paulo estivesse sofrendo na prisão ao escrever essa carta, seu ânimo é alegre – uma alegria que só vem do conhecimento profundo do Senhor (3:10). A alegria se manifesta no crente que passa a pensar como Cristo.O Senhor deixou voluntariamente de lado a Sua glória e poder quando desceu do Céu por nossa causa.Ele tornou –se homem para sofrer e morrer pelos nossos pecados.Quando seguimos o Seu exemplo, nos dispomos a dar aos outros o primeiro lugar e servi-los (2:2,4,5).Quanto mais conhecemos o Senhor, tanto mais compreendemos o Seu grande poder (2:9-11). Levamos então a Ele todas as nossas preocupações , e Ele vai dar-nos uma paz inexplicável (4:6-7).Podemos confiar nEle para receber forças; Ele satisfará todas as nossas necessidades (4:13,19). Peça ao Senhor que o leve a conhecê-lO bem.

Colossenses

Paulo escreveu aos colossenses para impedir que os crentes seguissem falsos mestres. Jesus Cristo é o Único digno da nossa adoração.Ele é Deus Filho (2:9). Ele criou todas as coisas e as mantém funcionando pelo Seu grande poder (1:16,17).Temos nEle tudo o que precisamos (2:10). Devemos viver de modo agradável a Ele (3:1-3,16,17,23) e falar outros sobre Ele (4:6).

1 Tessalonicenses

Os crentes de Tessalônica tinham dois problemas porque esperavam que o Senhor viesse a qualquer momento. Primeiro, alguns haviam saído do emprego para esperar por Ele. Paulo afirmou aos crentes que o Senhor voltaria de fato, mas disse que enquanto isso precisavam dar um bom testemunho aos incrédulos ao seu redor, trabalhando para sustentar suas famílias (4:11,12). Outros tessalonicenses estavam preocupados com a morte de salvos muito queridos (4:13). Paulo ensinou aqueles crentes uma verdade consoladora. O Senhor voltará e no momento em que vier, nos reuniremos com os salvos que morreram antes de nós (4:14-18). Esta verdade deve encorajar você também. Esforce-se no trabalho todos os dias e espere o Senhor.

2 Tessalonicenses

Os tessalonicenses se sentiam também confusos quanto ao futuro. Eles estavam sendo perseguidos (1:4) e alguns falsos mestres afirmavam que o dia de Cristo já havia chegado (2:2). Paulo adverte os tessalonicenses para não acreditarem nessa mentira e explica o que deve acontecer antes daquele Dia (2:3-12). Ele os anima a continuar sustentando suas famílias (3:7-15) e servindo a Deus (1:11,12;2:15). O Senhor irá recompensá-los um dia por tudo o que sofreram e castigará os Seus inimigos (1:3-9).Nós participamos também dessa promessa.

1 Timóteo

As cartas de Paulo a Timóteo e Tito são chamadas de epístolas “pastorais” – pastorais por serem escritas a pastores – ou dirigentes em suas igrejas. (Escreva a palavra pastoral; depois sublinhe a palavra pastor inclusa nela)

Timóteo era filho de Paulo no Senhor. Ele foi salvo quando criança e Paulo o preparou para torna-se pastor.O apóstolo esta escrevendo agora a Timóteo para ajudá-lo a guiar a igreja adequadamente. Ele explica quem devem ser os líderes e como as pessoas devem agir (caps.2;3). Adverte também que vão surgir problemas (4:1-5) e diz que continue pregando fielmente a Palavra (4:6-11).Embora Timóteo fosse jovem, ele seria um exemplo para os outros salvos (4:12-16) – e você pode ser também um exemplo.

2 Timóteo

Apesar dessa carta não estar colocada em último lugar, ela é a última que Paulo escreveu. Pouco depois de escrevê-la, ele foi executado em Roma (4:6-8). Mesmo enfrentando a morte, Paulo queria encorajar Timóteo. O velho apóstolo diz a seu filho espiritual para continuar servindo fielmente ao Senhor (1:6,7). A Escritura é a Palavra de Deus; ela é totalmente confiável (3:16). É tudo que necessitamos para preparar-nos para o serviço de Deus (3:17). Ao compartilharmos a mensagem da Bíblia com outros, Deus pode usá-la para transformar a vida dessas pessoas e, depois disso, elas também poderão trabalhar para o Senhor (2:2).

Tito

Tito foi um jovem pastor escolhido para pôr ordem na igreja que se formou na ilha de Creta. Paulo explica por que Tito deve escolher homens de caráter espiritual elevado para serem líderes (1:5-16). A seguir, ele oferece ensino para todos os membros da igreja. Cada salvo deve mostrar pela sua vida que o Evangelho tem poder transformador (2:11,12).

Filemom

A carta de Paulo a Filemom conta uma história comovente. Filemom era um homem cujo escravo fugido encontrou Paulo na prisão (v.10). Paulo levou Onésimo a Cristo e está agora enviando-o de volta ao dono (v.12). De acordo com o exemplo do Senhor, Paulo se oferece para pagar a Filemom tudo o que o escravo fugido deve (v.18). Cheio de confiança, ele pede a Filemom que perdoe Onésimo e o receba como um irmão no Senhor (VV.16,21).

MONITOR (A): Recapitule os livros da Bíblia até as cartas de Paulo.Os nomes devem ser ditos em uníssono várias vezes. Depois brinquem de “pipoca” bíblica. Comece com todas as crianças sentadas. Você diz o nome do primeiro livro.Um aluno se levanta (pipoca) e diz o nome do segundo livro.Ele senta.No momento em que senta, outro se levanta e diz o terceiro; e o jogo continua até que todos os livros tenham sido nomeados. Diga às crianças que elas não podem pipocar duas vezes em seguida .Isto impedirá que a atividade seja dominada por uma ou duas crianças. Se mais de uma criança pipocar ao mesmo tempo,isso é bom. Lembre aos alunos que uma vez que alguém disser o nome do livro,eles não devem repeti-lo, mas tentar ser os primeiros a nomear outro livro.



Bibliografia: Bíblia de Recursos para o Ministério com criança – Editora Hagnos- APEC