sexta-feira, 18 de março de 2011

Estudo: Ensinando os livros da Bíblia as Crianças.

Capítulo 11


Introdução ao Apocalipse (ou Profecia)

O livro no final da nossa Bíblia fala também do fim de um mundo que conhecemos e do começo de um mundo vindouro. O nome deste livro é Apocalipse. Ele tem este nome porque revela ou desvenda coisas conhecidas somente por Deus. Neste livro o Senhor Jesus fala a João. À medida que João escreve aprendemos mais sobre como Jesus é. Temos o seu grande poder e descobrimos algumas das coisas surpreendentes que acontecerão no futuro. Visto que apocalipse descreve eventos que ainda não aconteceram, ele é também chamado de livro da profecia.



O Salvador – A Mensagem da Bíblia do começo ao fim

Todos os livros da Bíblia até agora falaram de Jesus. No novo testamento, vimos Jesus deixar o céu para vir a terra como uma criancinha e nascer em Belém. Nós o vimos ensinando, pregando e curando. Nós o vimos morto na cruz, sepultado num túmulo e vivo após a sua ressurreição, chegamos até a vê-lo subir aos céus. Quando partiu Jesus prometeu que um dia Ele ia volta (João 14:13).

Quando isso acontecer, veremos Jesus de um modo como nunca vimos antes; nós o veremos como “Rei dos Reis e Senhor dos Senhores” (Apoc. 19:16).

Vamos procurar o livro de apocalipse isso é fácil. É o ultimo livro da Bíblia. Este livro foi escrito por alguém que escreveu outros quatro livros do novo testamento. Um evangelho e três cartas. Você sabe quem é? (João). João foi preso por pregar o evangelho mas, não se tratava de uma prisão comum, Ele se encontrava aprisionado em uma ilha – a ilha de Patmos - sozinho (apocalipse 1:9). Na verdade, não se achava só. Deus estava com ele. Deus mostrou muitas coisas a João durante o seu exílio. Essas coisas foram escritas para nós no livro de apocalipse. Quando João escreveu o que viu, nós passamos a ver Jesus como nunca o vimos antes.

O Senhor nos fala às Igrejas

A primeira parte de apocalipse contém sete cartas (aps 1 – 3). Estas cartas foram escritas por Jesus, por intermédio de João, a sete igrejas. Enquanto fala com João, Jesus descreve a si mesmo “O Primeiro e o Ultimo” (1:11,17). Ele diz: “ Sou... aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos” (1:8). A seguir, Jesus afirma “ tenho as chaves da morte e do inferno, (o reino invisível). Depois de atrair a atenção delas, Jesus diz a cada igreja como estão lhe agradando ou desagradando. Estas cartas nos ajudam a saber quando agradamos ou não a Deus.


O cordeiro é adorado no céu

Na parte seguir de apocalipse, João vê Jesus no céu ( caps 4;5). Ele está sentado no trono como “ O cordeiro de Deus” que é digno de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor (5:12).

O Juiz começa a punir o pecado

Nos capítulos 6 -18, Cristo aparece como Juiz, deus é longânimo – paciente, disposto a esperar (números 14:18). Ele quer que todos sejam salvos, mas como Deus é santo (apocalipse 4:8), Ele deve castigar o pecado. Estes capítulos de apocalipse descrevem os terríveis eventos que terão lugar na terra o que acontecerá às pessoas vivas durante o período medonho da tribulação ou sofrimento que Deus enviará (6:14-17). Você e eu não precisamos temer esses dias, pois, o Senhor prometeu que nos livrará se tivermos crido nele e recebido a Ele como nosso Salvador (I tessalonicenses 1:10). Os atos de Deus no livro de apocalipse mostram que Ele está no controle – que irá castigar os perversos e recompensar seus servos fiéis.

O vencedor prende satanás para sempre

Em apocalipse 19, Jesus se revela como “Rei dos Reis e Senhor dos Senhores” vencedor (19:16). No capitulo 20 Ele vence a batalha final como o diabo e o lança para dentro do “lago de fogo enxofre” (20:10).

A abertura do livro da vida

Depois disso, “o livro da vida” é aberto. Todos aqueles cujos nomes não forem encontrados neste livro são também lançados no lago do fogo (20:15). E você? O seu nome vai estar no “ Livro da Vida”? Ele estará registrado ali se você aceitar o senhor Jesus Cristo como seu salvador.

Se você nunca pediu a Jesus para ser seu salvador talvez queira agora. Diga simplesmente a Ele que sabe que é pecador ( Romanos 3:23) e que merece ser castigado (Romanos 6:23). Diga a Jesus que crê que Ele morreu na cruz para receber o castigo pelo seu pecado (I coríntios 15:3). Peça, e Ele vai salvar você (Romanos 10:13). Quando fizer isso, o seu nome será escrito no “livro da vida do cordeiro” (apocalipse 13:8 e 21:27), e você terá a garantia da vida eterna com Deus.

O Senhor recebe a sua noiva

Nos dois últimos capítulos da Bíblia, vemos Jesus descrito como o noivo (21: 2,3) que recebe a sua noiva – a igreja que Ele ama – na linda casa que preparou para ela. A descrição do céu é maravilhosa. Mas, o melhor de tudo é eu estaremos para sempre na presença da pessoas para quem a bíblia inteira aponta – o Senhor Jesus Cristo!

A Bíblia - A mensagem Especial de Deus para você

A bíblia não é um livro comum. É a palavra de Deus escrita especialmente para você e para mim. Bem no inicio deste livro, deus promete enviar o salvador que irá tirar nosso pecado (Genesis 3:15). No final vemos como será para aqueles que aceitaram o seu dom da salvação. Poderemos estar com Ele para sempre. Apocalipse termina com um suspiro de ansiedade de todos os salvos : “ vem Senhor Jesus” (22:20). Você está na expectativa da sua volta?

Vamos agradecer a Deus neste momento por nos dar este livro maravilhoso.

(Monitora: Os nomes dos livros do novo testamento foram colocados em música. Existem várias versões. Cante várias vezes e repita com freqüência para ajudar as crianças a lembrarem os livros na ordem).


Bibliografia: Bíblia de Recursos para o Ministério com criança – Editora Hagnos- APEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário