sexta-feira, 18 de março de 2011

Estudo: Ensinando os livros da Bíblia as Crianças.

Capítulo 10


Introdução a Hebreus e Cartas Gerais

O que você lembra?


O Novo Testamento começa apresentando as melhores notícias do mundo o Evangelho.Quem pode explicar o evangelho?(Deixe as crianças compartilharem o evangelho,ajudando-as a incluir o seu ponto – chave: o nascimento,a vida perfeita,a morte,o sepultamento e a ressurreição de Jesus).Quais os quatro livros chamados de evangelho?(Mateus,Marcos.Lucas e João).Qual o livro que vem depois dos evangelhos?(Isso mesmo é Atos,o livro que conta a história da igreja.Quando os crentes foram espalhados por todo o mundo conhecido,as igrejas começaram a surgir em toda a parte).O que os pregadores itinerantes como Pedro e Paulo fazem para ter a certeza de que essas igrejas cresceriam no Senhor?(Escreveram cartas especiais,algumas vezes chamadas de epístolas).Você sabe quantas cartas se tornaram livros do Novo Testamento?(21).As epístolas estão listadas no seu Índice.Vamos até lá.Está vendo quais são?

Classificando as Cartas

Quem escreveu o maior número de cartas?(Paulo).Foi Paulo não foi?Quais as que escreveu a igrejas específicas?(Timóteo,Tito e Filemon).Conte as Epístolas Paulinas;quantas são ao todo?(13).Isso deixa mais oito cartas.Vamos ler juntos o seus nomes – Hebreus,Tiago,1e2 Pedro,1,2 e 3 João,Judas.

Ninguém sabe ao certo quem escreveu Hebreus, embora muitos pensem que foi o apostolo Paulo. A carta é chamada de Hebreus por ter sido escrita para hebreus (judeus) cristãos. Ela fica então numa categoria especial. A sete ultimas cartas do Novo Testamento são algumas vezes chamadas de Epistolas Gerais. As cartas de Paulo foram escritas para igrejas ou indivíduos específicos Hebreus foi escrita especificamente para os judeus cristãos. Mas, as cartas gerais foram escritas para mais de uma igreja ou de uma pessoa.Em vez de chamar esses livros pelo nome das pessoas a quem as cartas foram enviadas, elas são chamadas pelo nome dos homens que as escreveram- Tiago, Pedro, João e Judas. Vamos ver quantos livros (ou cartas) cada um escreveu.Veja o índice. Quantos livros Tiago escreveu? Um. (professor: Mantenha uma folha de registro para marcar as contagens) Quantas Pedro escreveu? Duas. João? Três. E Judas? Uma. (verifique o registro.) Quantas cartas esses homens escreveram ao todo?Sete. Vamos ler o nome de todas elas. (leia de Tiago a Judas). Embora esses livros tivessem sido escritos por homens, Deus vigiou cada palavra que escreveram (2 Timóteo 3:16). O Senhor providenciou para que esses livros fossem preservados durante centenas de ano por conterem a mensagem de Deus para nós atualmente.Vamos ver o que cada livro pode ensinar-nos.

HEBREUS

O livro de Hebreus foi escrito para mostrar aos judeus cristãos – e a nós que viemos depois deles – que Cristo é muito superior às cerimônias do Antigo Testamento.Elas foram sombras cumpridas em Cristo (10:1).Quando o Senhor Jesus morreu,Ele tornou-se o sacrifício perfeito e e final pelo pecado; tornou-se o nosso sumo sacerdote.Não precisamos mais de sacrifícios ou de sacerdotes humanos (9:11-14).Agora,uma vez que aceitemos Jesus,podemos aproximar-nos confiadamente de Deus (4:14-16;10:19,22).Jesus preparou o caminho para vivermos eternamente no céu (9:28;11:10).Ele está agora no céu com Deus Pai,contando ao nosso Pai celestial tudo sobre as nossas necessidades (7:25).Devemos simplesmente crer na Palavra de Deus (4:12) e viver pela fé (11:1-6).O capítulo 11 é chamado de Galeria da Fé;ele apresenta homens e mulheres do Antigo Testamento que confiaram em Deus sem levar em conta as circunstâncias.Temos os seus exemplos e o exemplo do próprio Senhor,para ajudar-nos a suportar as dificuldades (12:1-13).Hebreus nos lembra que sempre podemos confiar em Jesus(13:8) e Ele jamais nos deixará (13:5).

TIAGO

Você é capaz de encontrar o Livro de Tiago?Ele foi escrito por um dos meio-irmãos de Jesus,todavia se denomina humildemente de servo – um escravo libertado,mas que preferiu ficar com o senhor por toda a vida.Esses escritores iniciavam habitualmente suas cartas com seu nome.A quem ele escreveu?Veja o primeiro versículo – às doze tribos que se encontram na Dispersão.Essas são as doze tribos de Israel. Jacó (mais tarde chamado Israel) tinha doze filhos. As doze tribos eram as famílias desse doze filhos.Todos eram judeus. Este livro foi escrito para judeus que creram em Jesus como seu Salvador.Onde se encontravam?Estavam na “Dispersão” (espalhados).Ser um judeu cristão naqueles dias não era fácil.Depois de Estevão ter sido apedrejado até morrer (Atos 7:54-60), os cristãos foram dispersos por todo o mundo para evitar a perseguição.Tiago está escrevendo para encorajá-los a continuar vivendo como cristãos,apesar de estarem passando por dificuldades.Veja o v.2.Ele diz, “Tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações”.Peça a Deus sabedoria para suportar essas épocas difíceis(1:5); deixe que Ele faça uso delas para ajudá-lo a se tornar um cristão amadurecido(crescido) e paciente (1:3,4).Como essa mensagem é importante para os judeus cristãos!Mas o que dizer de você e de mim?Nós passamos por dificuldades?Claro que sim.Este livro de Tiago tem então bons conselhos também para nós.Precisamos de sabedoria e só iremos obtê-la se lermos a Palavra de Deus (1:19-21).Como cristãos devemos fazer mais do que apenas ouvir a Palavra; devemos permitir que ela nos transforme mesmo quando estivermos passando por problemas (1:22).Se tivermos fé genuína em Deus, nossas palavras mostrarão isso (2:17-20).Vamos tratar a todos com respeito (2:1-9).Vamos ajudar outros que estejam necessitados (1:27;2:15,16).A medida que a fé aumentar,Deus vai ajudar-nos a controlar a nossa língua (3:1-12) e nos tornar verdadeiramente sábios(3:13-18).A fé também nos ensinará a orar com o coração puro.Vamos humilhar-nos diante de Deus (4:1-10) e aprender a depender cada vez mais dele (4:13-5:6).Vamos esperar a volta do Senhor (5:7-12),orar pelos outros (5:13-18) e confrontar com amor os que estiverem agindo errado (5:19,20).As suas ações mostram que a sua fé é verdadeira?

1 PEDRO

Pedro ficou conhecido como o apóstolo para os judeus (Gálatas 2:7) e escreveu a eles (e a nós!) sobre a esperança.Em sua primeira carta,o apóstolo disse aos crentes que embora estivessem sofrendo no momento, seu sofrimento não duraria para sempre (1:6). A seguir, lembrou-os de que a Palavra de Deus duraria para sempre (1:25).No final, a sua fé seria provada genuína e suas almas seriam salvas (1Pedro 1:9). Pedro dá instruções importantes sobre como nós cristãos devemos tratar as autoridades governamentais (2:13-17) e aqueles para quem trabalhamos (2:18). Ele nos diz ,como deve ser a nossa vida em casa e nas igrejas (cap.3). Declara também que quando servimos a Deus (4:11) não devemos surpreender-nos se tivermos que sofrer (4:12). Em nosso sofrimento devemos ser sempre esperançosos, sabendo que depois de termos sofrido por algum tempo, Deus irá nos fortificar e firmar (5:10).



2 PEDRO

Em sua segunda carta, Pedro fala sobre como serão os dias antes da volta do Senhor.Pedro nos adverte que pouco antes de Jesus voltar, muitos falsos mestres tentarão desviar-nos (2:1-3).Ele nos lembra de que Jesus virá quando menos esperarmos (3:10).Haverá então um novo céu e uma nova terra (3:13).Devemos viver, portanto, em obediência a Deus para que não sejamos envergonhados na sua vinda (3:14). Como sabemos que Jesus vai voltar,devemos crescer na graça – isto é, devemos crescer para nos assemelhar-nos mais a Jesus – e para conhecer melhor o Senhor Jesus (3:18).

1 JOÃO

Os três livros seguintes foram escritos por João.Este é o mesmo João que escreveu o Evangelho de João.João se descreveu como discípulo a quem Jesus amava (João 13:23;19:26;20:2;21:7,20).As três cartas de João falam sobre o amor.

Na primeira carta,ele fala do amor de Deus por nós (1João 3:1).João nos lembra de que Jesus nos amou tanto que estava disposto a dar a sua vida por nós (3:16).Um bom versículo para lembrar é 1João 1:9. Vocês sabem encontrá-lo na Bíblia? Leiam em silêncio enquanto eu leio em voz alta.(leia)Deus não deixa de amar-nos quando pecamos.Esse versículo diz que se confessarmos os nossos pecados (admitirmos o nosso pecado e concordamos com Deus que agimos errado),Deus é fiel para nos perdoar e purificar.Isso é realmente amor! Os que já experimentaram o amor de Deus devem amar uns aos outros (4:11).Devemos igualmente mostrar nosso amor por Deus obedecendo aos seus mandamentos (5:3).

2 e 3 JOÃO

Por serem tão curtas, a segunda e a terceira carta de João parecem mais cartas do que livros.Elas só tem um capítulo, portanto não falamos de capítulos,só damos o nome dos livros e depois o número do versículo.Esses dois livros falam sobre os cristãos conhecerem a verdade e lutarem por ela.”Conhecer a verdade” significa não só conhecer o que é verdadeiro,mas conhecer aquele que é a verdade – o Senhor Jesus (João 14:6).Esta luta pela verdade deve ser travada em nossos lares (2João) e em nossas igrejas (3João).Vemos novamente que amar a Deus e obedecer a Ele andam juntos (2João 6).Em 3 João 11,João nos diz que devemos imitar(copiar) o que é bom e não o que é mal.

JUDAS

A última dessas Epístolas Gerais é o Livro de Judas,outro meio irmão do Senhor Jesus (Mateus 13:55).Da mesma forma que Tiago,ele se considera um servo (v.1).Em sua curta missiva,Judas nos desafia a “batalhar” ou lutar pela fé (v.3).Devemos estar preparados para tomar posição ao lado de Cristo,certos de que Ele não nos deixará cair (v24).

CARTAS de FÉ,ESPERANÇA e AMOR

As cartas de Paulo (e o livro de Hebreus) falam muito sobre a fé.Tiago diz que a fé deve ser acompanhadas de obras (Tiago2:17).As cartas de Pedro falam de esperança.João se refere ao amor.Judas diz então que devemos estar preparados para defender a nossa fé.Deus quer que saibamos como devemos viver na qualidade de cristãos.Nessas cartas,Ele nos diz tudo o que precisamos saber.


MONITORA (TIA); Faça as crianças irem ao índice. Peça que elas identifiquem os 4 evangelhos pelo nome – Mateus,Marcos,Lucas e João.A seguir pergunte que livro conta a história da primeira igreja – Atos.Pergunte quais os livros(ou cartas)que Paulo escreveu Se as respostas incluírem Hebreus,lembre aos alunos que ninguém tem certeza do autor de Hebreus.Peça depois que citem as Carta Gerais.Escreva os nomes de todas “cartas”livros – Romanos até Judas – em envelopes separados.Coloque todos os envelopes numa caixa.Passe a caixa pela classe permitindo que as crianças tirem um ou mais envelopes ao acaso.Quando todas as cartas forem distribuídas,faça de conta que você agente do correio e peça às crianças para levarem as cartas até você na ordem em que aparecem na Bíblia.Se necessário,os alunos podem olhar o Índice.Incentive as crianças a entregar as cartas sem procurar no índice.



Bibliografia: Bíblia de Recursos para o Ministério com criança Editora Hagnos-Apec

Nenhum comentário:

Postar um comentário