sexta-feira, 18 de março de 2011

Estudo: Ensinando os livros da Bíblia as Crianças.

Capítulo 09


Introdução as cartas de Paulo

Quem se lembra do nome dos quatro primeiros livros do Novo Testamento?É isso mesmo – Mateus, Marcos Lucas e João. Porque esses livros são chamados de Evangelho?(Eles contam as boas novas de que Jesus veio à terra para salvar-nos dos nossos pecados).Qual o livro seguinte?(Atos). O que aprendemos em Atos?(Como os seguidores de Jesus levaram o Evangelho a Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da terra). À medida que os salvos viajavam por toda parte, pregando o Evangelho e vendo as pessoas serem salvas, as igrejas começaram à se desenvolver.Mas a idéia de uma igreja era completamente nova;esta era uma parte especial do plano de Deus para que os judeus e gentios crentes se unissem em comunhão e serviço depois da volta de Jesus ao Céu (Mateus 16:18; Efésios 2:11-18).

Cartas especiais aos crentes

À medida que viajavam, Pedro, Paulo e outros queriam estar certos de que os salvos dessas novas igrejas iriam crescer. Escreveram então cartas (algumas vezes chamadas de epístolas) às igrejas que haviam surgido.

Embora seus escritos tivessem começado como cartas, eles fazem agora parte da Bíblia. Esses escritores talvez não imaginassem que as cartas deixadas por eles fossem preservadas e lida pelos salvos durante os dois mil anos que se seguiram, mas o Espírito Santo tinha conhecimento disso. Cada palavra dessas cartas foi escrita sob a direção do Espírito Santo, assim como o restante da Bíblia (2 Pedro 1:21).

Veja o seu índice. Vinte e um dos 22 livros que se seguem ao livro de Atos, são cartas – agora chamadas livros. Treze foram escritas pelo apóstolo Paulo. Um deles, o livro de Hebreus, pode ter sido escrito por Paulo, mas não se sabe com absoluta certeza. Tiago, Pedro, João e Judas escreveram as cartas restantes do Novo Testamento. João escreveu também Apocalipse, o último livro da Bíblia.

Encontrando as cartas escritas por PAULO

Queremos examinar agora as 13 cartas. Essas cartas aparecem em ordem, da mais longa (Romanos) á mais curta (Filemon). Cada um desses 13 livros é chamadas pelo nome das pessoas a quem as cartas foram escritas. Por exemplo, use o seu índice para encontrar o livro de Romanos. (Espere as crianças acharem o livro). No versículo deste livro, descobrimos quem escreveu a carta a Paulo. Está vendo o nome dele no início?No versículo 7,lemos que ele está escrevendo para todos “que estais em Roma”.Os moradores da cidade de Roma eram chamados romanos.Este é então o livro de Romanos.



Paulo escreveu às igrejas

Volte para o seu índice. Vou dizer os lugares onde as igrejas se encontravam e você me dirá que livros acha que foram escritos para elas. O que Paulo escreveu à igreja de Corinto?Isso mesmo Coríntios. Paulo escreveu duas cartas diferentes aos salvos de Corinto. Chamamos de 1Coríntios e a segunda,2Coríntios.isto é fácil lembrar.

Que livro foi escrito às igrejas da Galácia?Qual foi para a igreja de Éfeso, Filipos?Colossos?Havia uma igreja em Tessalônica. Quantas cartas Paulo escreveu para os salvos dali?Duas!Temos então 1 e 2 Tessalonicenses.Estas foram as cartas escritas por Paulo às igrejas.Com a de Romanos foram quantas?(9).

Paulo escreveu as pessoas

Os últimos quatro livros de Paulo foram escritos a pessoas individualmente. Eram Timóteo, Tito e Filemon. Espere, são apenas 3 nomes e há quatro livros!Veja novamente o índice. Quantos livros Paulo escreveu a Timóteo?(2). Como são chamados?(1º e 2º Timóteo).

Está vendo uma porção de Tês em seguida?São cinco ao todo!1 e 2 Tessalonicenses,1 e 2 Timóteo e Tito.Se conseguir lembrar desses três seguidos,isso ajudará você a manter esses livros em ordem.Vamos ler juntos os nomes dos livros de Paulo em nosso índice.

O PROPÓSITO de Deus para essas cartas especiais

Quer escritas para uma igreja ou para uma pessoa, essas cartas são especialmente para os salvos, os que têm o Espírito Santo vivendo em seu interior (Romanos 8:9;15-17).Só Ele pode ajudar você compreender o significado da Palavra de Deus (1 Coríntios 2:14-16).Só Ele pode dar-lhe poder para obedecer a Palavra de Deus e agradar a Ele (Gálatas 5:16,22-25).Cada uma das cartas de Paulo contém uma mensagem especial – não apenas para salvos que as receberam originalmente,mas para todos que se seguiram.Cada uma possui uma mensagem para nós hoje.Vamos examiná-las uma a uma.

Romanos

Paulo apresenta o Evangelho em grande detalhe no livro de Romanos. Ele começa mostrando que todos pecaram (caps. 1-3, especialmente 3:23).A seguir,explica que Deus providenciou um meio para que cada um de nós seja “justificado”(tornando reto aos Seus olhos). Podemos nos tornar justos, admitindo o nosso pecado e aceitando o pagamento feito pelo Senhor Jesus quando morreu e ressuscitou (4:22-5:1). Aprendemos que podemos vencer o pecado (7:24,25) e que podemos contar com o cuidado constante e a direção de Deus (8:28).Nada pode nos separar do amor de Deus (8:31-39).Com todas as maravilhosas promessas, Paulo nos exorta a entregar nossa vidas a Deus(12:1,2).A seguir ele nos ensina como a pessoa inteiramente dedicada a Deus trata dos outros (caps.12-16).

1 Coríntios

Paulo escreveu para os novos salvos, a fim de ajudá-los a resolver seus muitos problemas. Primeiro, eles estavam discutindo sobre quem receberia o crédito pelo que Deus havia feito em seu grupo. Paulo explicou que o próprio Senhor irá decidir isso quando estivermos diante dEle (3:11-15). Estavam também permitindo que práticas erradas penetrassem em suas vidas. Mas, os crentes devem manter-se puros: somos o templo de Deus (3:16,17;6:18-20). Deus quer nossa vitória na corrida da vida (9:24-27). Se pedirmos a Ele, o Senhor nos mostrará como vencer a tentação (10:13). O capítulo 13, o Capítulo do Amor, é uma das passagens mais conhecidas da Bíblia. Paulo explica aqui só o amor é que dá sentido às coisas que fazemos para o Senhor e para os outros.No capítulo 15, Paulo continua encorajando os coríntios a servirem a Deus fielmente (15:58). Não importam as dificuldades que o salvo tenha de enfrentar nesta vida; o Evangelho (15:3,4) nos dá esperança para o futuro. A morte não será o fim. Pelo fato de Jesus ter ressuscitado dos mortos, temos a maravilhosa promessa de que nós também viveremos após a morte, em corpos espirituais que nunca morrerão (15:49-54). Que promessa esplêndida!

2 Coríntios

Paulo escreveu 2 Coríntios com grande alegria. Os crentes de Corinto haviam seguido suas instruções dadas na primeira carta.Eles aceitaram os conselhos de Paulo e voltaram ao Senhor. Paulo quer agora contar com muita coisa a respeito da sua vida pessoal.Ele assegura aos coríntios (e a nós) que podemos ter a certeza de que Deus usará todos os acontecimentos, até o sofrimento, para o nosso bem (1:3,4). Não precisamos nem sequer temer a morte, pois iremos estar com o Senhor Jesus. Devemos então alegrar-nos por tê-lO servido (5:6-10). Por enquanto, somos embaixadores especiais do Senhor e precisamos contar a outros as Suas boas novas (5:20). Podemos nos dar também, sacrificialmente, a nós mesmos e o nosso dinheiro, seguindo o exemplo do Senhor (8:9). Deus quer que contribuamos generosa e alegremente para a Sua obra e para os necessitados (9:7). Se fizermos isso, Deus suprirá as nossas necessidades – com abundância! (9:6-11). Nos capítulos 10-12 Paulo defende seu direito de ser apóstolo. Ele também nos assegura que Deus nos dará graça especial nas provações, quando estivermos fracos (12:9,10).

Gálatas

Os judeus estavam confundindo os crentes gentios da Galácia, dizendo aos gálatas que tinham de seguir a lei judaica a fim de serem salvos e crescerem. Paulo adverte os gálatas para que não se deixem enganar (3:1). A Salvação só vem pela fé em Cristo (2:16); o verdadeiro crescimento só acontece quando a pessoa permite que o Espírito Santo viva por meio dela (3:3;5:16). Cristo nos liberta da preocupação com regras precisas feitas por homens (3:13,14).Ele nos dá o Seu Espírito para que possamos obedecer livremente aos Seus importantes mandamentos de adorar a Deus e amar nosso próximo (5:13,14). Não importa qual seja nosso estilo de vida, estamos produzindo uma colheita – ou de “obras da carne” ou do “Fruto do Espírito”(5:16-25). Que tipo de colheita a sua vida está produzindo (6:8,9).

Efésios

É possível que Paulo estivesse preso quando escreveu essa carta, mas ele não se sentia derrotado. O apóstolo exortou os crentes de Éfeso a apreciarem o maravilhoso propósito de Deus para a igreja. Significamos tanto para o Senhor que Ele nos chama de Seu corpo (1:23) e Sua esposa (5:23). Em Cristo, todos os salvos estão unidos pelo Espírito Santo para adoração e comunhão, crescimento e serviço (caps.2-4).Ele falou também aos efésios sobre o imenso poder concedido aos salvos por causa da ressurreição de Jesus. O Senhor venceu Satanás e todas as suas forças malignas. Devemos simplesmente apropriar-nos da Sua vitória (1:19-23) Em Cristo você tem poder para viver com pureza e amar a outros (cap.5); pode obedecer a seus pais e desempenhar-se bem no emprego (6:1-9). Satanás irá provavelmente atacá-lo, mas você não precisa cair.Deus providenciou uma “armadura” especial.Peça a Deus que use a Sua Palavra na sua vida, a fim de ajudá-lo a combater Satanás e contar a outros sobre o Senhor (6:10-18).

Filipenses

Embora Paulo estivesse sofrendo na prisão ao escrever essa carta, seu ânimo é alegre – uma alegria que só vem do conhecimento profundo do Senhor (3:10). A alegria se manifesta no crente que passa a pensar como Cristo.O Senhor deixou voluntariamente de lado a Sua glória e poder quando desceu do Céu por nossa causa.Ele tornou –se homem para sofrer e morrer pelos nossos pecados.Quando seguimos o Seu exemplo, nos dispomos a dar aos outros o primeiro lugar e servi-los (2:2,4,5).Quanto mais conhecemos o Senhor, tanto mais compreendemos o Seu grande poder (2:9-11). Levamos então a Ele todas as nossas preocupações , e Ele vai dar-nos uma paz inexplicável (4:6-7).Podemos confiar nEle para receber forças; Ele satisfará todas as nossas necessidades (4:13,19). Peça ao Senhor que o leve a conhecê-lO bem.

Colossenses

Paulo escreveu aos colossenses para impedir que os crentes seguissem falsos mestres. Jesus Cristo é o Único digno da nossa adoração.Ele é Deus Filho (2:9). Ele criou todas as coisas e as mantém funcionando pelo Seu grande poder (1:16,17).Temos nEle tudo o que precisamos (2:10). Devemos viver de modo agradável a Ele (3:1-3,16,17,23) e falar outros sobre Ele (4:6).

1 Tessalonicenses

Os crentes de Tessalônica tinham dois problemas porque esperavam que o Senhor viesse a qualquer momento. Primeiro, alguns haviam saído do emprego para esperar por Ele. Paulo afirmou aos crentes que o Senhor voltaria de fato, mas disse que enquanto isso precisavam dar um bom testemunho aos incrédulos ao seu redor, trabalhando para sustentar suas famílias (4:11,12). Outros tessalonicenses estavam preocupados com a morte de salvos muito queridos (4:13). Paulo ensinou aqueles crentes uma verdade consoladora. O Senhor voltará e no momento em que vier, nos reuniremos com os salvos que morreram antes de nós (4:14-18). Esta verdade deve encorajar você também. Esforce-se no trabalho todos os dias e espere o Senhor.

2 Tessalonicenses

Os tessalonicenses se sentiam também confusos quanto ao futuro. Eles estavam sendo perseguidos (1:4) e alguns falsos mestres afirmavam que o dia de Cristo já havia chegado (2:2). Paulo adverte os tessalonicenses para não acreditarem nessa mentira e explica o que deve acontecer antes daquele Dia (2:3-12). Ele os anima a continuar sustentando suas famílias (3:7-15) e servindo a Deus (1:11,12;2:15). O Senhor irá recompensá-los um dia por tudo o que sofreram e castigará os Seus inimigos (1:3-9).Nós participamos também dessa promessa.

1 Timóteo

As cartas de Paulo a Timóteo e Tito são chamadas de epístolas “pastorais” – pastorais por serem escritas a pastores – ou dirigentes em suas igrejas. (Escreva a palavra pastoral; depois sublinhe a palavra pastor inclusa nela)

Timóteo era filho de Paulo no Senhor. Ele foi salvo quando criança e Paulo o preparou para torna-se pastor.O apóstolo esta escrevendo agora a Timóteo para ajudá-lo a guiar a igreja adequadamente. Ele explica quem devem ser os líderes e como as pessoas devem agir (caps.2;3). Adverte também que vão surgir problemas (4:1-5) e diz que continue pregando fielmente a Palavra (4:6-11).Embora Timóteo fosse jovem, ele seria um exemplo para os outros salvos (4:12-16) – e você pode ser também um exemplo.

2 Timóteo

Apesar dessa carta não estar colocada em último lugar, ela é a última que Paulo escreveu. Pouco depois de escrevê-la, ele foi executado em Roma (4:6-8). Mesmo enfrentando a morte, Paulo queria encorajar Timóteo. O velho apóstolo diz a seu filho espiritual para continuar servindo fielmente ao Senhor (1:6,7). A Escritura é a Palavra de Deus; ela é totalmente confiável (3:16). É tudo que necessitamos para preparar-nos para o serviço de Deus (3:17). Ao compartilharmos a mensagem da Bíblia com outros, Deus pode usá-la para transformar a vida dessas pessoas e, depois disso, elas também poderão trabalhar para o Senhor (2:2).

Tito

Tito foi um jovem pastor escolhido para pôr ordem na igreja que se formou na ilha de Creta. Paulo explica por que Tito deve escolher homens de caráter espiritual elevado para serem líderes (1:5-16). A seguir, ele oferece ensino para todos os membros da igreja. Cada salvo deve mostrar pela sua vida que o Evangelho tem poder transformador (2:11,12).

Filemom

A carta de Paulo a Filemom conta uma história comovente. Filemom era um homem cujo escravo fugido encontrou Paulo na prisão (v.10). Paulo levou Onésimo a Cristo e está agora enviando-o de volta ao dono (v.12). De acordo com o exemplo do Senhor, Paulo se oferece para pagar a Filemom tudo o que o escravo fugido deve (v.18). Cheio de confiança, ele pede a Filemom que perdoe Onésimo e o receba como um irmão no Senhor (VV.16,21).

MONITOR (A): Recapitule os livros da Bíblia até as cartas de Paulo.Os nomes devem ser ditos em uníssono várias vezes. Depois brinquem de “pipoca” bíblica. Comece com todas as crianças sentadas. Você diz o nome do primeiro livro.Um aluno se levanta (pipoca) e diz o nome do segundo livro.Ele senta.No momento em que senta, outro se levanta e diz o terceiro; e o jogo continua até que todos os livros tenham sido nomeados. Diga às crianças que elas não podem pipocar duas vezes em seguida .Isto impedirá que a atividade seja dominada por uma ou duas crianças. Se mais de uma criança pipocar ao mesmo tempo,isso é bom. Lembre aos alunos que uma vez que alguém disser o nome do livro,eles não devem repeti-lo, mas tentar ser os primeiros a nomear outro livro.



Bibliografia: Bíblia de Recursos para o Ministério com criança – Editora Hagnos- APEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário